A criatividade das donas de casa de Patos de Minas foi, mais uma vez, a razão do sucesso da 33ª edição do Festival de Pratos Típicos. O evento realizado na noite da última quarta-feira (4) aconteceu, neste ano, no salão de festas da DB. O Festival surgiu em 1980, com os objetivos de apresentar amostras culinárias de aproveitamento do milho, mostrar a criatividade e a habilidade da mulher patense e sensibilizar o consumidor para o uso de produtos originários do milho na alimentação diária. Idealizado por Lusmar Costa, extensionista da Emater, desde a primeira edição, tem contado com a participação da comunidade local e regional.
A cada ano surgem receitas surpreendentes, e o cuidado não é só como sabor dos pratos, mas também com a apresentação que faz dar água na boca dos convidados. Este ano, o ingrediente principal das receitas, o milho, com os grãos amarelados e palhas verdes sugeriu as cores do Brasil e a Copa do Mundo. As mesas ficaram tomadas de verde e amarelo, e o resultado foi uma decoração especial que homenageou não só a riqueza da produção agrícola de Patos de Minas, mas também o futebol brasileiro.
Centenas de pratos, entre receitas doces e salgadas foram servidos durante o evento. As três melhores receitas foram escolhidas pelos critérios: Criatividade, aparência e inovação. Em primeiro lugar, ficou a Hilda Pereira com o ensopadinho de milho; em segundo lugar, a senhora Lindalva Piau com Crips de milho; e em terceiro lugar, Sintia Gonzaga com a Torta de milho verde com morango. As três idealizadoras dos pratos foram homenageadas pelo destaque das receitas.
A noite seguiu ainda com o pronunciamento de autoridades e organizadores do evento. O gerente regional da EMATER, Sérgio Glicério, agradeceu a todos que participam e fazem com que o evento permaneça como uma tradição durante a Fenamilho. Também usaram a palavra para agradecer e destacar a importância do Festival de Pratos Típicos para acultura do Município, o prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Edimê Avelar, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Cláudio Nasser. Após a premiação dos melhores pratos, os convidados puderam experimentar um pouco de cada receita apresentada. A noite seguiu com apresentação musical do Grupo Ritornello do Conservatório Municipal de Patos de Minas.
* Fonte e foto: Texto de Rejane Gomes publicado com o título “Festival de Pratos Típicos reúne as melhores receitas feitas com milho” e subtítulo “Evento premiou os três melhores pratos da noite” na edição de 07 de junho de 2014 do jornal Folha Patense.