INAUGURAÇÃO DA RÁDIO CLUBE DE PATOS – REVISÃO DA DATA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A história registrou a data da inauguração da Rádio Clube de Patos como sendo 29 de novembro de 1940. Todos os pesquisadores e historiadores que escreveram a respeito marcaram o mesmo: 29 de novembro de 1940. Aparentemente, então, fato consumado.

Um livro que registra a história dos 70 anos da emissora vai mais além ao discorrer sobre o local onde aconteceu um baile de inauguração: Depois da solenidade oficial, foi realizado um baile de gala no mesmo edifício Tupan, no piso superior, onde funcionava o Aero Clube de Patos de Minas, com uma orquestra de fora, especialmente contratada para o evento. Aparentemente, também, fato consumado.

Mas eis que a história está enganada quanto ao ano e local do baile. A confirmação do erro tem como prova a edição de 07 de dezembro de 1941 do jornal Folha de Patos. A Coluna Folha Social informa que, na noite de 29 do mês passado (29 de novembro de 1941), houve um baile para comemorar a inauguração da Rádio Clube de Patos¹.

Sobre o local do baile, está bem evidenciado na matéria do jornal que o referido se deu no salão de festas do Edifício São Bento, que fica ao lado do cinema.

Atento à nossa história, o professor Altamir Fernandes faz referência a um artigo anterior do mesmo jornal, publicado no n.º 33 e datado de 30 de novembro de 1941, com o título “Foi, Ontem, Inaugurada a Rádio Clube de Patos”, confirmando a data de 29 de novembro de 1941 e como local do baile o salão do “Edifício São Bento”:

Quando encerramos os nossos trabalhos, continuavam a se realizarem as festas com que Patos solenizou a inauguração de sua rádio emissora.

Pela manhã, os diretores da Z.Y.B. 4 fizeram rezar, na igreja matriz, missa em ação de graças pelo feliz evento, e logo, em seguida com pompa e presença de numerosa assistência, promoveram a benção das instalações localizadas à rua Benedito Valadares e da torre emissora, erguida à margem do córrego Munjolo. A’s 13 horas, no cinema Tupan, houve uma sessão magna, que, constituiu o ponto máximo das solenidades. O sr. Prefeito Municipal acompanhado de tôdas autoridades locais, presidiu a reunião, na qual discursou brilhantemente o conhecido advogado dr. José Olimpio Borges, orador oficial. Encerrada a sessão, vários artistas se fizeram ouvir em escolhido e magnifico programa.

Todos os atos foram irradiados e se revestiram de invulgar brilhantismo.

Á noite, nos amplos salões do edifício S. Bento, realizou-se o pomposo baile, e constituiu à nota nova, a irradiação de todas as fases culminantes da memoravel festa, onde se podia ver o que Patos possue de mais selecionado em sua sociedade. A festa continua, quando encerramos os nossos trabalhos.

Então, que fique revisada e registrada a real data de inauguração da Rádio Clube de Patos: 29 de novembro de 1941. E também o local do baile de inauguração: salão de festas do Edifício São Bento.

* 1: Leia o texto completo sobre o baile de inauguração em “Baile de Inauguração da Rádio Clube de Patos – 29/11/1941”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Edição de 07 de dezembro de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe