INSTALADO O DIRETÓRIO DO PSD EM SANTANA DE PATOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

No dia 22 de julho, ao meio dia, no salão nobre do Grupo “Juca Mandú” de Vila de Santana de Patos, foi solenemente instalado o Diretorio distrital do P.S.D.

A sessão foi presidida pelo dr. Delfim Borges da Fonseca, como representante do Exmo. Sr. Prefeito Municipal, ladeado do dr. Geraldo Tomaz de Magalhães, representante do sr. Presidente do Diretorio Municipal do mesmo Partido.

A’ reunião que foi previamente convocada pelos srs. Rufino Nunes de Paula e José Nascimento, compareceu grande numero de pessoas, notando-se a presença de todas as expressões de real valor politico no distrito.

Exposta a finalidade da reunião pelo presidente, sob as mais vivas aclamações foi instalado o nucleo distrital e eleito o diretorio que tem como presidente o sr. Rufino Nunes de Paula, como vice-presidente o sr. Hordonato Guimarães; Secretarios, os srs. José Nascimento e Gumercindo Amaral; Tesoureiros, srs. Albino Nunes de Paula e João José Ferreira e varios membros entre os quais o Dr. Diomar de Matos, João Pereira Guimarães, Deoclecio de Matos, Antonio Caetano da Silva, Pedro Pereira Caixeta, José Pedro Ferreira da Silva e muitos outros.

Instalado o Partido, eleito o diretorio e homologada a candidatura Eurico Dutra, a corporação musical “Lira Santanense” executou o hino nacional.

Logo após usou da palavra o dr. Geraldo Tomaz de Magalhães que, em brilhante alocução, saudou o Diretorio distrital e traçou os rumos democraticos da grande agremiação partidaria que confiava as suas aspirações no candidato Eurico Gaspar Dutra, cuja individualidade enalteceu.

Fez-se ouvir, pouco depois, o sr. José Nascimento em formosa e ardorosa oração, saudando os representantes do Prefeito e do Diretorio Central do Municipio, na afirmação de que o distrito de Santana se unifica para pelejar pela grandeza da democracia que deve combater o comunismo ateu que procura infiltrar-se no país.

Cobertas de palmas as ultimas palavras do orador, em agradecimento falou de improviso o dr. Ernani de Morais Lemos que teve oportunidade de encarar o valor material e espiritual do distrito que uno vinha engrossar as fileiras do P.S.D. de Minas Gerais, realcançando o merito das principais figuras do magnifico nucleo eleitoral declarando que era promissor o futuro do distrito, sob a direção de Rufino Nunes de Paula e dr. Diomar de Matos.

Finalmente falou o dr. Diomar Matos, alvo das homenagens de todos os oradores e dos maiores aplausos da assembleia, dizendo que a união verificada significava anseio de prosperidade do distrito, ora dirigido por individualidades de escol que, como Santanense, soube enaltecer, analisando os grandes dotes pessoais do chefe Rufino Nunes de Paula. Ao terminar, prestou significativa homenagem à memoria do inesquecivel chefe Juca Mandú, recebendo os mais entusiasticos aplausos da Casa.

Foi, assim, encerrada a grandiosa sessão que demonstrou o calor civico e o patriotismo de que está possuido o digno povo de Santana de Patos.

Aos srs. Rufino Nunes de Paula, dr. Diomar de Matos e José Nascimento, as nossas felicitações pelo grande êxito da reunião.

* Fonte: Texto publicado com o título “Instalação do Diretorio do P.S.D. no Distrito de Santana” na edição de 29 de julho de 1945 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Três primeiros parágrafos do texto original.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe