O velho e benfazejo Estabelecimento de Ensino local acaba de encerrar o ano letivo de 944 com acentuada nota de distinção e valor.
A entrega de diplomas aos que acabam de conquistá-los no termino do ano, transcorreu em meio de maior alegria e regosijo da sociedade, na bela manhã de 30 de novembro ultima.
Logo após a missa em ação de graças, realizou-se, debaixo da mais estrepitosa salva de palmas, a solenidade da entrega de certificados aos diplomandos:
Abel Pereira Borges, Antonio Araujo de Oliveira, João Pereira Gontijo, Valdir Pereira Santana, Abla Cheguri, Iolanda Djanira Santana, Lucrecia de Castro Amorim, Lucila Borges, Margarida de Deus Vieira, Maria de Lourdes Ribeiro, Marlene Waschmuth, Palmira Borges, Terezina Vieira Franco, Valdete Gomes da Rocha, Luciano Borges de Queiroz, Cassiano de Castro, Lucas de Sousa Landim, José Rodrigues Gontijo, Edval Caixeta Tiburcio, Joana de Sousa Landim, Joanita Borges, Maria Luisa Horta Palhares, Maria da Conceição Maciel, Marta Zita de Amorim, Maria do Carmo de Sousa, Nilza Batista Neves, Nilza Botelho, Maria Terezinha Borges, Terezinha Arantes de Sousa, Terezinha Borges de Amorim, Helida Alves Tiburcio, Abner Maciel de Castro, Aderbal Cesar Lima, Antonio Ribeiro, Antonio Dias Vieira, Manuel Cirino Ribeiro, Menandro Tiburcio de Sousa, Otílio José da Silva, Paulo Fonseca Borges, Lazaro José da Silva, Alcidia Carolina Vieira, Benedita Amancio da Silva, Carmen Lucia Ribeiro, Celida Pereira da Fonseca, Maria de Lourdes Cirino, Maria de Oliveira Brito, Maria José Gomes Pereira, Maria Gontijo Soares e Neide Bonfim.
Falaram em seguida as oradoras das Turmas Terezina Vieira Franco, Maria Terezinha Borges, Neide Bonfim, que teceram eloquentes elogios às professoras Norma e Gloria Beluco, e Maria Elvira Fonseca, encarregadas do 4.º ano primario.
Falou em seguida o paraninfo, dr. Mario Francia Pinto, expresso valor do Magisterio Mineiro, que produziu uma belissima oração que arrancou do auditório os maiores aplausos.
Falou ainda o dr. Geraldo Tomaz de Magalhães, culto advogado e Inspetor do Ensino, que produziu veemente oração enaltecendo a figura da Mestra e de todos os que ingressavam com espirito apostolico no professorado.
Depois de prolongados aplausos, seguiu-se o serviço de gostoso café e doces aos presentes, entre numeros de musica e cantos muito bem ensaiados e de agrado geral, terminando a festa na mais ruidosa alegria.
As familias dos alunos e convidados felicitaram vivamente a Direção do Estabelecimento pelos louros alcançados e pela magnifica Exposição de Trabalhos que lhes foi dado visitar.
* Fonte: Texto publicado com o título “Grandes Festas de encerramento do ano letivo no Grupo Escolar Marcolino de Barros” na edição de 03 de dezembro de 1944 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.
* Foto: Arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, publicada em 24/03/2017 com o título “Grupo Escolar Marcolino da Barros em 1933”.