ANUNCIADA A VINDA DO BALLET GISELLE

Postado por e arquivado em ARTES, DANÇA.

Numa iniciativa conjunta da Fucap e do Dalal Ballet, virá a Patos dias 28 e 29 de junho próximo, o Ballet Giselle pelo grupo profissional do Centro Mineiro de Danças Clássicas de Belo Horizonte. Giselle é um Ballet romântico e o mais antigo do repertório clássico que tem sido apresentado sem interrupção desde que foi criado e apresentado em Paris pela primeira vez em 1841¹. Giselle foi baseado na lenda das Willis, donzelas que morrem antes do dia do casamento, mas sua paixão pela dança faz com que saiam à noite vestidas de noivas para dançar até a madrugada. Qualquer homem encantado pelas Willis estava condenado a dançar até o esgotamento. É um ballet inspirado no amor. O primeiro ato acontece em uma vila quando jovens alegres dançam comemorando o fim da colheita das uvas.

Com a direção geral de Maria Clara Salles e com a montagem do ballet original feita por Eduardo Helling o Centro Mineiro apresenta-se duas noites em Patos com um grande elenco. No papel de Albrecht teremos Alexandre Vasconcelos que já esteve aqui por ocasião do ballet “Tribana” e participando do 4.º Festival do Dalal Ballet. Como é a primeira vez que teremos um ballet de repertório clássico em Patos, montamos um esquema especial para vendagem de ingressos. As cadeiras do Cine Riviera serão numeradas, e teremos um mapa de venda antecipada para os que quiserem ser privilegiados com os melhores lugares. Trata-se realmente de um grande evento cultural a estória completa de um ballet que é o sonho de toda bailarina. Um ballet que exige uma técnica apuradíssima e um trabalho de mímica e expressão como nenhum outro. Um ballet que arranca aplausos e lágrimas.

* 1: Giselle ou “Les willis”, é um balé romântico em dois atos composto por Adolphe Adam sobre um libreto de Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges e Théophile Gautier. Foi inicialmente interpretado pela Ópera Nacional de Paris em 1840 e tornou-se muito popular, tomando os palcos da Europa, Rússia e Estados Unidos (Wikipédia).

* Fonte: Texto de Simone Maria Guimarães e Silva publicado na edição n.º 115 de 15/05/1985 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Cartaz da apresentação realizada em 24/07/2021 no Teatro & Arte/Bailado − Coliseu de Lisboa, Portugal, em bol.pt/Comprar.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe