PRIMEIROS TIMES DE FUTEBOL

Postado por e arquivado em DIVERSOS, ESPORTES, FUTEBOL.

PATOS FOOT-BALL CLUB

A nossa primeira agremiação esportiva, fundado em 12 de julho de 1914¹.

ASSOCIAÇÃO ATHLÉTICA E LITERÁRIA

Fundada em 11 de julho de 1917. Presidente, Dr. Maurício Pottier Monteiro; Vice-presidente, Sesostris Maciel Filho; 1.º Secretário, Oscar Campos; 2.º Secretário, Dimas Pinto da Cunha; Tesoureira, Srta. Dalka Magalhães. Tinha por escopo o desenvolvimento físico e intelectual da mocidade e a organização de festivais esportivos e literários.

SOCIEDADE PATENSE SPORTIVA

Fundada em 1920, por Diniz de Medeiros Muniz, Leopoldo e Zama Maciel, José Secundino e Oswaldo de Barros. A primeira escalação: Prego; Agoncildo e Genaro; Quintiliano, Otoniel e Eli Albergaria; Oscar Mendonça, Leopoldo Maciel, Tredezini, Oswaldo Barros e Machadinho. O campo situava-se no local onde é hoje o Hospital Imaculada Conceição.

IPIRANGA FOOT-BALL CLUB

Fundado em 1921, por Aurélio Borges e Vicente Borges de Andrade.

SPORT CLUB BRASIL

Fundado em 1922, pelos alunos do Grupo Escolar Marcolino de Barros, com o campo próximo aos antigos armazéns da Agroceres. Foi este clube que deu o nome ao Bairro do Brasil, uma vez que sempre que se mencionava aquela parte da cidade, dizia-se: “lá pelo lado do campo do Brasil”.

TIMES DE FITINHAS OU SELEÇÕES

Durante alguns anos, até a vinda para Patos de um dos maiores incentivadores de seu futebol − o sargento João da Costa Pereira, o Cavaca Negro − os jogos locais passaram a ser disputados por times ou seleções formados de improviso. Acertado o encontro, cabia às madrinhas confeccionar fitinhas com as cores dos esquadrões rivais, que era alfinetadas nas lapelas ou mangas de camisas dos torcedores. Quando o jogo era disputado com o Najá (de El-Bastos, o Bastinho), com o Dom Lustosa de Patrocínio, Ibiá ou com a “freguesia certa” de Santa Rita de Patos, formava-se uma seleção às pressas, com Ramiro, Jovino do Fernandinho, Carlos Maciel, Chaprema, Antônio Honório e outros.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PATENSE

Fundado em 1937, por Zama Maciel, Dr. Antônio Dias Maciel, Zama Alves Pereira, Dr. Ernani de Morais Lemos, Tito Silva e José Caixeta Frazão. Os mentores de campo, treinador e diretor esportivo, eram Jacy de Castro e o sargento João da Costa Pereira, o Cavaca Negro. O jogo de estreia contra o Chapadan Futebol Clube, de Chapadão, foi a prova de fogo dos iniciantes Tredezini, Zé Limírio, Alemar Rodrigues (Mazinho), Álvaro Azevedo (Boca de Jarra), Zezé Dalariva, Zé Pequeno, Murilo Corrêa da Costa, Tião Vieira, Zé Catiára e Balá. João da Costa Pereira, o Cavaca Negro, natural de Ouro Preto, nascido em 1902, ingressou na policia militar em 1919, sendo engajado em 1922. Chegou a Patos em meados da década de 1930, sendo substituído em 06/08/1940. Sua grande paixão, o futebol, fez com que arregimentasse mais de trinta elementos, dando início a intensivos treinos, e revelando verdadeiros craques. Com justiça, foi ele o grande iniciador dos novos moldes futebolísticos em Patos, implantados depois do advento do profissionalismo no Brasil, em 1933. A última notícia sobre ele veio de Ponte Nova, onde fixou residência após reformar-se, com mais de 30 anos de atividades, em 13 de março de 1952.

UNIÃO RECREATIVA DOS TRABALHADORES − URT

Emanou dos empreendimentos do Sindicato Operário de Patos, que além do clube de futebol, organizou uma banda de música sob a batuta do Maestro Messias e saraus dançantes em cômodo ao lado do bar do Geraldo Magela. Fundado em 09 de julho de 1939, tendo como mentores, Zama Maciel, Tito Silva e Tobias Cândido².

ESPORTE CLUBE MAMORÉ

Fundado em 13 de junho de 1949 por moradores do Bairro do Rosário, entre eles Antônio Basílio Leal (Antônio do Prego), Olímpio Izídio Pereira e Victor Barcelos, com a denominação de Sete de Setembro. Ainda em 1949, o Sargento Marcelino, instrutor do TG-91, como seu presidente, mudou o nome para o atual.

ESPORTE CLUBE TUPI

Fundado em 29 de junho de 1950, por Waldir e Walmir Gomes da Rocha, Geraldo Guimarães e Anair Caixeta Borges, com o fim de diversão, para difundir e divulgar o futebol patense, tendo como primeiro presidente o Dr. Otoniel Pacheco.

S. C. CORINTHIANS PATENSE

Fundado na Vila dos Meninos, em 15 de agosto de 1958.

PEÑAROL FUTEBOL CLUBE

Fundado por José Pereira da Silva, em maio de 1959.

ESPORTE CLUBE SÃO VICENTE

Surgiu na Beira da Lagoa em 09 de abril de 1959, bairro que deu a Minas (embora restrito ao gaudio dos patenses) um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, o notável Zé Limírio. O movimento para sua fundação foi encabeçado por Natalício (Talí) Teixeira Pinto e teve toda a ajuda de Dom José André Coimbra, que também deu o nome ao clube. Outro que teve igual parcela de atuação na organização da entidade, foi Sebastião Simão dos Santos, o Tião do Jaime que, quando da eleição da primeira diretoria, não só foi escolhido sócio n.º 1, como também seu primeiro presidente, para o biênio 59/61. Terezinha Soares Pereira, primeira tesoureira da agremiação, é outro nome que não pode ser esquecido, pelo muito que ela fez pelo clube.

DERPATOS ATLÉTICO CLUBE

Em 07 de julho de 1968, tendo à frente o engenheiro Ênio Vilela de Andrade, os funcionários do DER − Departamento de Estradas de Rodagem fundaram o Derpatos, tendo como presidente Nilson Alves Pontes.

OLARIA ESPORTE CLUBE

O mesmo Peñarol, com nome mudado em 1969.

* 1: Leia “1.º Clube de Futebol”, “Patos Foot-Ball Club e Sua 1.ª Assembleia Geral”, “Patos Foot-Ball Club Anuncia Treino em 1914”, “1.º Jogo do Patos Foot-Ball Clube”, “1.ª Matéria Esportiva Sobre Futebol”.

* 2: Leia “Residência da Família de José Caetano Maia: Aqui Nasceu a URT”.

* Fontes: Domínios de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca, e Patos de Minas: Capital do Milho, de Oliveira Mello.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: pt.hellokids.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe