BRAZ, SILVA S/A ATÉ 1969

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Fundada em 17 de janeiro de 1948, em Patos de Minas, com o capital inicial de NCr$ 7.500,00, funcionou sob a razão social de Braz, Silva & Cia até 1964, quando transformou-se em S/A com o capital de NCr$ 270.000,00. O início das atividades da firma deu-se em prédio alugado à Rua Major Gote, 840.

Graças ao dinamismo e ao trabalho dos sócios Anávio Braz de Queiroz, Alderico Rodrigues Mendes, Manoel Furtado de Oliveira e Miguel Braz de Queiroz, a firma se desenvolveu e foi preciso divisar novos horizontes. Em 1968, no dia 25 de outubro, Braz, Silva S/A entregava à cidade um majestoso prédio onde funcionaria a sede própria de sua organização, à Rua Major Gote, 1435. O acontecimento, além de comercial, foi acontecimento social e a ele compareceu a classe empresarial da região e grande número de convidados especiais.

Braz, Silva S/A representa hoje para o comércio automobilístico patense algo de poderoso e justo orgulho para toda a região. Braz, Silva S/A é concessionário da General Motors do Brasil S/A, em toda a sua linha de veículos. Dois postos de gasolina, o Shell Brasil e o Shell Major Gote formam dentro do esquema operacional da firma e ainda uma boa montada oficina de reparo (Chevrolet) e uma retífica de motores, constituem patrimônios que fazem de Braz, Silva S/A a mais aparelhada organização do Alto Paranaíba para bem servir seus milhares de clientes. Para o orgulho de Patos de Minas esta firma vem se desenvolvendo e suas atividades no setor automobilístico da região, tornaram-na líder absoluta na vendagem dos veículos que representa. Na Loja, uma bem montada seção de peças para autos pode ser considerada modelo regional pelo zelo e organização existentes.

E, 1969, o lançamento do carro Opala¹ – O Carro da verdade – da linha Chevrolet, foi o maior acontecimento nos meios automobilísticos da cidade, constituindo sucesso absoluto a apresentação do carro que é vendido por Braz, Silva S/A.

A empresa representa, portanto, um esteio do comércio automobilístico local e, tanto Anávio Braz de Queiroz e Alderico Rodrigues Mendes têm contribuído decisivamente para o progresso comercial de Patos de Minas. Anávio, carmense de nascimento, patense por adoção desde 1957, tem se multiplicado em esforços, não somente no setor comercial, mas também no setor social, onde desponta e atua com grande desenvoltura, contribuindo eficientemente para o nosso progresso social. Alderico, nasceu em São Gotardo. Ama Patos de Minas como se fora sua própria terra natal. Tem contribuído com seu esforço e trabalho para o nosso desenvolvimento comercial e social, sempre atuando, ajudando.

Braz, Silva S/A é composta dos seguintes sócios: Anávio Braz de Queiroz, Diretor Presidente; Alderico Rodrigues Mendes, Diretor Comercial; Manoel Furtado de Oliveira e Miguel Braz de Queiroz, ambos residentes em Belo Horizonte. É pensamento dos sócios aumentar o capital social ainda este ano.

É, pois, firmas como Braz, Silva S/A que fazem a grandeza e o progresso de Patos de minas e constroem grandioso parque comercial da Terra do milho – base onde se assenta toda a pujança econômica de Patos de Minas.

* 1: Leia “Opala – 1969”, “Braz, Silva S/A em 1969”, “Braz, Silva S/A Saúda as Candidatas à Rainha do Milho de 1969”.

* Fonte e foto: Texto publicado na edição de 24 de maio de 1969 do Jornal do Municípios, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe