MANIA DE REVIRAR LIXO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Mesmo sendo bem alimentado e até estando um pouquinho gordo, revirar lixo é divertido, além de excitante e compensador. Um cão pode usar seus sentidos para fazer aquilo para o qual se destinam: procurar, investigar e consumir. Como ricos homens de negócios que fazem transações comerciais não porque precisem de dinheiro, mas pela excitação de realizar negócios, os cães reviram lixo não porque precisem de mais alimentos, mas pela excitação advinda do ato em si. Por essa razão, mesmo cães bem alimentados têm o hábito de revirar prazerosamente uma lata de lixo.

O enfado é um componente integrante do ato de revirar lixo. Cães de trabalho, como cães de caça e busca, cães-guias e de polícia, que precisam concentrar a mente em suas atividades, são menos propensos a revirar lixo do que os sedentários, que lagarteiam no sofá. Porém, para a maioria dos cães de companhia um passeio diário ao parque ou à área de recreação é o ponto alto do dia; é a única hora em que todos os sentidos podem ser usados para investigar quem esteve visitando aquele território e que comida pode estar nele.

Na ausência de exercício vigoroso, comida e alimentação algumas vezes tornam-se os objetivos principais da vida. Em vez de viver para se exercitar, alguns cães vivem para comer, e encontrar comida torna-se a razão principal de sua existência. Quando isso acontece, revirar lixo torna-se ainda mais compensador, torna-se a razão de viver.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Portaldodog.com.br.

Compartilhe