IMPAGÁVEIS AVISOS DOS ANTIGOS PROGRAMAS SERTANEJOS, OS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Os Programas Sertanejos merecem um carinho todo especial e vão muito além do que apenas tocar música. Há o lado da informação, da ligação cidade-campo, um autêntico serviço de utilidade pública. O formato passou por muitas mudanças, até na parte musical, com o advento do chamado sertanejo jovem ou universitário. Até o início da década de 90 o que se ouvia era a música raiz, a autêntica caipira mesmo.

No que diz respeito aos avisos para a zona rural, aqueles recados às vezes jocosos, ficaram praticamente no passado, com o progresso na área das comunicações. Na edição do jornal NOVO TEMPO, nas comemorações do 55.º aniversário da Rádio Clube, em 1995, o escritor e historiador Oliveira Mello fazia os seguintes comentários a respeito:

Os programas sertanejos com o Compadre Formiga, com o Patrício, de manhã e à tarde, com os seus recados para o meio rural. Recados mal redigidos pelos seus signatários, às vezes com sentidos dúbios, que merecem um aprofundado estudo de seu temário folclórico.

Hoje existem aparelhos telefônicos espalhados por toda a região e nas fazendas não são raros. Assim, aqueles recados mais urgentes não passam mais pelo rádio, que exercia uma função importantíssima na comunicação de toda ordem, nascimentos, falecimentos, vencimento de duplicatas, informações diversas conforme vamos mostrar adiante. Mesmo assim o Rádio não perde o seu espaço e continua comunicando os eventos, as festas, os aniversários, as notas de falecimento, levando a todo o município, e até regiões mais distantes, o que interessa a seus ouvintes, ávidos por esse tipo de informação.

Na revista “A Voz da Avenida”, dedicada à Rádio Clube, em 1975, que editamos em parceria com o Edson Geraldo, publicamos alguns recados curiosos divulgados nos programas sertanejos. Veja alguns exemplos, sendo que os nomes foram substituídos por pseudônimos, para se evitar qualquer tipo de problema:

– Zequinha, avisa ao Joãozinho da Zefa que o Onofre foi operado, mas passa bem. É pra vocês ouvirem a Rádio amanhã, que tem novo aviso.

– Silvano avisa ao Dete que as botinas do Zeca estão prontas e foi entregue ao Mané conforme combinaram.

– João avisa ao Gino em Presidente Olegário que é para mandar o cavalo no carro das três.

– Nilso avisa ao Nenê que é para mandar o dinheiro urgente pois o seu cheque está sem fundo.

– Mariazinha avisa aos seus familiares que a Lena ganhou um robusto garoto e passam bem, graças a Deus!

– Alô, alô, Buracão, Fazenda Aragão. O Zé avisa a Margarida pra enviar as ferraduras do Brioso que estão em cima da fornalha, porque não dá pra ir com ele descalço.

– Alô, time dos Pindaíbas. Os jogadores do Azteca da Vargem Fria avisam que chegam aí hoje pra jogar. Vão sair da Vendinha do Celino.

– Alô, alô, Zeferino em Curraleiro: o Cabão avisa que sua mulher Marieta ganhou uma robusta garota e passa bem. É pra você vir hoje sem falta e trazer cinco galinhas das mais gordas.

– Alô, Mata dos Fernandes. Lalau avisa ao Zeca do Jonas pra mandar as três galinhas ou então o dinheiro do serviço.

– Maria avisa ao seu esposo Manoel da Breca, em Lagoa, que o Zezinho já operou do dente, foi preciso boticar uns quatro, ele tomou um cafespirina e tá passando bem, graças a Deus!

Nos guardados do Wilson Carvalho encontramos algumas preciosidades. Também alteramos os nomes reais para os fictícios, para não provocar confusões. Mas, vamos lá:

– Atenção, Fazenda do Chico no Córrego do Mata Burro. Maria avisa ao João que o expediente dela só vai ser aberto quarta-feira. Oferece a próxima música do programa. Favor quem ouvir retransmitir o recado. (Esse aviso, de 1983, traz a seguinte observação: “não tem condições de pagar, falar só uma vez)

E este aqui:

– Documento encontrado: foi encontrado documento de identidade em nome de José Silva de São Gonçalo do Abaeté. Procurar na Guarita do Barracão da Prefeitura, na Rua Vereador João Pacheco, Bairro Santo Antônio.

Ainda dos arquivos do Wilson tem um recado do Pai Zé, bastante conhecido na época:

– Pai Zé dizendo ao Elicio de Vieiras e todos os seus jogadores que o adversário dos Vieiras para este domingo será mesmo o União Brasil. Banespa ou Chopão ficará para o outro domingo, dia 12 de agosto. Pai Zé também avisa ao Elicio que o bico da bola custa 2.500,00 e pra terminar vai aquele alô pra toda turma boa aí de Vieiras. E pedimos o comparecimento da torcida vierana para dar aquele incentivo diante da melhor equipe autônoma de Patos, campeão da Super Copa de 84.

Outra cartinha recebida pelo Wilson (sempre trocando os nomes, é claro) diz o seguinte:

– A Maria da Rua da Ladeira de Patos quer oferecer uma música lá em São Gonçalo do Abaeté para o seu futuro segundo namorado, José da Silva, na rua dele, Avenida Getúlio Vargas.

Aqui vai um versinho:

Vai, vai, cartinha,
Bailando no ar,
Assim como eu não posso ir,
Você vai no meu lugar.

Outros avisos interessantes, na coleção do Wilson:

– Foi encontrada uma bicicleta de mulher velha, azul. Ela está na Rua Coronel Augusto Ferreira, n.º 128, com a Senhora Maura.

– Encontra-se na Rua Major Gote, esquina com José de Santana, um amolador de facas e tesouras. Não fique amolado por ter em casa facas e tesouras ruins de corte, vá na Rua Major Gote, esquina com José de Santana, e amole o amolador de facas e tesouras.

– Uma senhora se oferece para trabalhar com lavação de roupas. Os interessados procurar na Rua Independência, n.º 1.020.

– Maria de Fátima avisa seu esposo Sebastião e sua família que por aqui está tudo bem. Pede a você para ir dormir com o Tião porque está preocupada por vocês deixarem ele dormir sozinho. Abraços a todos!

Os recados não se acabaram, mas tiveram uma modificação profunda. Ainda existem as cartas, os telefonemas, com informações, solicitações de música e de alôs, porém com a internet o maior fluxo de participações tem sido por esse meio de comunicação, via Twitter, Orkut, MSN e, principalmente, e-mails.

Hoje, além das solicitações normais, o ouvinte quer participar com a sua opinião, a sua crítica, tornou-se mais exigente. Os locutores têm que ficar atentos para filtrar esse tipo de participação, para saber o que é ou não é adequado para levar ao ar, muitas vezes opiniões de pessoas que não se identificam ou se utilizam de um pseudônimo para fazê-lo. A responsabilidade do comunicador continua. Antes ou agora, há de se ter em mente o compromisso com a verdade e o respeito aos ouvintes.

* Fonte: Texto publicado com o título “Os impagáveis ‘avisos’ do sertanejo” no livro “Rádio Clube − Setenta Anos e Suas Histórias” (páginas 75 a 78), de Adamar Gomes (2010).

* Foto: Monicaalencar.blogspot.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe