Besouro Hércules (Dynastes hercules) ocorre em bolsões de florestas tropicais montanhosas e de planície do Oceano Pacífico até o extremo leste da Amazônia brasileira. É um dos maiores besouros e um dos maiores insetos vivos hoje A larva, como muitos de seus parentes, passa a residir na madeira em decomposição. Devido ao tamanho, que pode crescer mais de 15 cm e pesar até 140 gramas, a floresta deve fornecer árvores caídas de circunferência adequada. Embora o besouro adulto seja capaz de voar, ele foi observado principalmente na vegetação rasteira e no solo da floresta, habitando aquelas áreas que retêm umidade permanentemente e fornecem um suprimento saudável de frutas caídas para consumo.
As características mais óbvias e marcantes do adulto são os longos chifres que surgem do tórax (torácico) e da cabeça (cefálico). Juntos, esses apêndices imitam a aparência e a função de uma grande garra. Quando medidos da extremidade do corno torácico mais longo até a ponta do abdômen, os machos adultos têm em média cerca de 78 mm de comprimento. As fêmeas não têm chifres e são menores, com média de 61,8 mm de comprimento. As asas dianteiras endurecidas são notáveis por mudarem de cor com os níveis de umidade variados. Um de seus comportamentos mais peculiares é a capacidade de criar um som de “bufar” estridulando (vibrando rapidamente) o abdômen.
Como todos os besouros, passa por metamorfose completa nos estágios de ovo, larva, pupa e adulto. Depois que o ovo é posto, ele se desenvolve por 1 mês antes de eclodir e se tornar uma larva. O estágio larval pode durar de 12 a 18 meses antes do estágio de pupa de 2 a 3 meses. A maturidade sexual ocorre com o surgimento do adulto, ou besouro imago. A reprodução é sexual com alto grau de competição masculina, envolvendo-se em batalhas complexas usando seus chifres como armas. Embora nenhum estudo oficial sobre o seu papel ecológico tenha sido realizado, com base na dieta de matéria em decomposição nas formas larval e adulta, auxilia na biodegradação e na ciclagem de nutrientes. A expectativa de vida em cativeiro é de 34 meses.
É herbívoro, com as larvas se alimentando de madeira apodrecida e os adultos procurando frutas caídas e apodrecidas entre os arbustos. Em ambientes controlados, eles foram observados devorando bananas e mangas. Eles primeiro perfuram a casca da fruta com as peças da boca e depois mastigam o tecido circundante em uma polpa macia e fácil de processar. Dada a oportunidade, se alimentará ininterruptamente por até 24 horas.
Tem alta demanda no comércio de entusiastas de besouros, que é especialmente comum no Japão. Grandes espécimes de certas subespécies podem ser vendidos por até 700 dólares. Lá, a atração pela espécie até contribuiu para o declínio de sua população. Além de animal de companhia, ele também é usado nas rinhas de besouros, uma espécie de MMA de besouros gigantes, e o objetivo é sobrar apenas um na arena.
* Fontes: Translate.google.com e ricmais.com.br.
* Foto: Ricmais.com.br.