HUGO JOSÉ DE SOUZA E A RECREATIVA

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Hugo José de Souza nasceu em Patos de Minas em 1896 e viveu até os 64 anos, vindo a falecer em 1960. Era comerciante, político e até delegado de polícia. Foi proprietário da Casa do Hugo¹ que ficava localizada na esquina da Rua Tenente Bino com a Praça Dom Eduardo.

É motivo de destaque o fundador Hugo José de Souza, que nos primeiros registros vem grafado com “s”, que secretariou a primeira reunião do grupo no Hotel da Luz e foi eleito Tesoureiro já na segunda reunião da então iniciante Recreativa. Em 1936, pede sua exoneração do cargo por falta de tempo para se dedicar ao cargo. No entanto, continua participando das decisões do clube. É dele a ideia de telegrafar para o Governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, enviando uma moção de apoio à participação politica realizada do Estado.

Foi Vice-Presidente da segunda diretoria, liderada por José Ventura Malheiro, em novembro de 1937. Assume a Presidência em janeiro de 1938, uma vez que Malheiro estava de mudança para Belo Horizonte. Ficou pouco tempo no cargo, pois logo em seguida é substituído pelo Dr. João Borges. Esteve presente em todos os momentos importantes do clube, nesta época, inclusive no lançamento da pedra fundamental da sede própria. Desde então participa da comissão de contas da Sociedade Recreativa Patense por vários mandatos. Foi eleito em 1955 como Vice-Presidente do terceiro mandato de Joãozinho Andrade. No ano seguinte volta para a comissão de contas no mandato de Genésio Garcia Roza. Em 1957 toma posse como Tesoureiro no mandato de Mário Garcia Roza.

Hugo foi também presidente da USP, União Social Patense, localizada no Edifício São Bento.

No dia 17 de agosto de 1960 a diretoria solicita um registro de pesar pelo falecimento de Hugo José de Souza, um dos fundadores da Recreativa, ocorrido no dia 27 de julho.

Também foi proprietário do Hotel dos Viajantes, esquina da Rua Major Gote com a Rua José de Santana. Sua loja foi transferida para um prédio localizado na Rua General Osório, onde mais tarde funcionaria o Banco do Brasil².

Hugo casou-se com Estelita, irmã de Anésio Rocha. O casal teve 3 filhos que já morreram: Clóvis, médico que também teve 3 filhos que hoje vivem em Belém do Pará; Huguinho, que teve um problema grave de incapacitação, e Enaura, que hoje é nome de uma via em Patos de Minas: Avenida Enaura José de Souza, no Bairro Jardim Recanto³.

O nome de Hugo José de Souza ficará para sempre gravado nos anais da história da Sociedade Recreativa Patense.

* 1: Leia “Casa do Hugo − 1”, “Casa do Hugo − 2” e “Casa do Hugo em 1929”.

* 2: Leia “Casa do Hugo em 1936” e “Prédio da Rua General Osório na Década de 1960”.

* 3: Lei n.º 2.525 de 13 de novembro de 1989. De acordo com o livro Logradouros Públicos de Patos de Minas, de Júlio César Resende, Enaura nasceu em Ponte Firme, Presidente Olegário, em 23/02/1923. Foi escriturária da Prefeitura de Patos de Minas a partir de 1950, aposentando-se por invalidez. Faleceu aos 47 anos em 09/07/1970. Uma correção se faz necessária: quando Enaura nasceu em Ponte Firme, este era Distrito de Patos de Minas. Foi através do decreto-lei estadual nº 148, de 17/12/1938, que o Distrito de Santa Rita de Patos se desmembrou de Patos de Minas para formar o novo Município de Presidente Olegário, que incorporou Ponte Firme.

* Fonte: Recreativa: Uma Jovem Acima de 80 Anos (2018), de Dennis Lima.

* Foto: Do Arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, publicada em 01/02/2013 com o título “Casa do Hugo − 1”.

Compartilhe