URGE A NECESSIDADE DE UMA NOVA CADEIA

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: OSWALDO AMORIM (1982)

Belo Horizonte, 03 de setembro de 1982.

Eminente Governador,

Mal iluminada, mal ventilada, mal cheirosa, degradada pelo tempo e pelo uso, a Cadeia Pública de Patos de Minas choca e deprime os visitantes e inflige um suplico extra a seus encarcerados.

Por tudo isso, constitui crescente vergonha para a cidade.

Construída há meio século¹, quando a população patense era várias vezes menor, a Cadeia Pública está superada há mais de 30 anos, funcionando em condições cada vez mais críticas desde então, para chegar − agora − a uma situação intolerável.

Basta lembrar que ela possui apenas três celas, sem janelas, com sanitários asquerosos, onde se amontoam como animais, ou pior ainda, 38 presos. Além disso, há 74 mandados de prisão a serem cumpridos.

Como a Cadeia Pública de Patos de Minas não comporta tanta gente, os presos costumam ser distribuídos pelas Cadeias das cidades vizinhas, como Lagoa Formosa, Patrocínio, Coromandel, Carmo do Paranaíba e Tiros − todas com suas capacidades já saturadas.

Evidentemente, impõe-se a construção de uma nova Cadeia Pública para Patos de Minas, condizente com as necessidades atuais do Município, um dos grandes polos Regionais de Desenvolvimento de Minas Gerais, por isso mesmo incluído no Programa das chamadas “Cidades-Dique”.

Pelo número de habitantes do Município, que já superou a barreira dos 90 mil, e pela média mensal de mandados de prisão, Patos de Minas necessita de uma Cadeia com capacidade mínima para 80 presos. Ou seja: com 20 celas, considerando-se a média de quatro pessoas por cela.

Para apressar a construção dessa obra, que representa a solução de um angustiante e humilhado problema, o Rotary Clube local dispõe-se a doar ao Estado uma magnífica área para esse fim, com 15 mil metros quadrados. Só quer a certeza de que o Estado construirá logo a nossa moderna Cadeia Pública, para substituir a velha Cadeia, cujo deplorável estado tanto nos envergonha².

* 1: Leia “Inauguração da Antiga Cadeia Pública: Revisão da Data”.

* 2: Esse apelo do Oswaldo Amorim demorou muito tempo para ser atendido. Leia “Iniciada a Construção da Nova Cadeia” e “Inaugurada a Nova Cadeia Pública”.

* Fonte: Na época Suplente de Deputado Federal, Oswaldo Amorim dirigiu essa carta ao Governador Francelino Pereira dos Santos, que foi publicada com o título “Oswaldo pede construção de nova cadeia em Patos” na edição n.º 56 de 30 de setembro de 1982 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Do livro Patrimônio de Santo Antônio – Do Sítio ao Templo, de Sebastião Cordeiro de Queiroz, publicada em 14/10/2016 com o título “Antiga cadeia na Década de 1990”.

Compartilhe