INAYARA AMARO KJAER − SUCESSO NA EUROPA

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Na terça-feira (09), o programa Contraponto, do PH Play, recebeu a economista patense Inayara Amaro Kjaer, conhecida no mundo dos negócios como Ina Kjaer. Uma das mais respeitadas economistas da Europa e duas vezes capa da revista Financial Times, Ina comentou sobre o momento econômico do mundo em meio à pandemia de Covid-19 e deu dicas para empreendedores.

Filha de Gessymar e Donaldo Amaro, Ina saiu de Patos de Minas para estudar Ciências da Computação na UFMG na década de 1990. Durante a graduação, foi selecionada para um intercâmbio em Paris, onde conheceu o marido, o engenheiro dinamarquês Jesper Kjaer. Os dois são pais dos adolescentes Nikolas, Theo e Maya. Hoje, a família mora em Copenhague, capital da Dinamarca.

Ainda em Paris, em 1998, Ina começou a trabalhar como estagiária na KPMG, uma das quatro maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo. Segunda ela, foi na empresa que ela se apaixonou por seu trabalho.

“Quando eu comecei na KPMG como estagiária, tive a oportunidade de fazer projetos bastante diferentes. Na primeira vez que fiz uma integração, eu me apaixonei e tenho feito isso nos últimos 20 anos. Já fiz mais de 600 transações na minha carreira”, conta Ina.

A economista passou 20 anos nessa consultoria até chegar ao cargo de sócia na sede de Londres. Nesse período, atendeu projetos de compra, venda, junção e separação de empresas como Embraer, Nestlé, Shell, Telefônica e Adnoc. Como executiva de finanças, percorreu a maioria dos países do mundo.

Em 2019, Ina resolveu deixar esse cargo no auge da carreira. Coincidentemente, aquela foi a época em que o departamento que chefiava bateu todos os recordes de faturamento.

“Eu decidi sair por um desentendimento com a minha empresa, por não concordar com a maneira que ela estava sendo tocada. Foi uma decisão muito difícil, porque eu saí de uma zona de conforto em que eu estava há muitos anos”, conta Ina, que, em primeiro de outubro de 2019, lançou a consultoria EOS Deal Advisory, em sociedade com Maggie Brereton. “Já a decisão de empreender foi muito mais fácil, porque quando eu olhei para o mercado e as oportunidades, me deu uma vontade enorme de fazer isso”.

Logo em seguida, veio a pandemia de Covid-19, e os primeiros projetos de fusão de empresas evaporaram em março de 2020. Desde então, Ina precisou se reinventar e passou a atender empresas associadas a private equities no controle de caixa. Esses projetos de menor proporção abriram as portas para empresas do portfólio da KKR, uma gigante dos Estados Unidos. Apesar do sucesso, Ina revelou ainda ter planos para o futuro.

“Eu me sinto muito feliz de ter alcançado muitas das minhas metas profissionais. Mas, ao mesmo tempo, eu sinto que ainda estou no início. Ainda tenho muitas coisas para fazer, com muita energia e ambição”, afirmou.

* Fonte: Texto de Luís Fellipe Borges publicado em 10/02/2021 com o título “Conheça a patense que foi capa da Financial Times e está entre as economistas mais influentes da Europa” no jornal virtual Patos Hoje.

*Foto: Panrotas.com.br.

Compartilhe