PATOS COMEMORA O 5.º ANIVERSÁRIO DO ESTADO NOVO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A cidade comemorou com a mais intensa vibração o quinto aniversário do Estado Novo, marco decisivo da era de progresso e de florescencia por que atravessa o país ininterruptamente.

O Grupo Escolar “Marcolino de Barros” festivamente inaugurou em seu salão nobre o retrato do Exmo. Sr. Dr. Getulio Vargas, d.d. Presidente da República, com a presença de todas as autoridades locais e de todo o nosso “set” social.

Ao ensejo, foi organizado excelente programa artístico que demonstrou o cuidado do professorado e o bom desenvolvimento dos alunos em geral.

Antes do desfile de todo o estabelecimento diante da Bandeira Nacional e do retrato do eminente Chefe da Nação, usou da palavra o brilhante intelectual Dr. Francia Pinto, Inspetor Escolar, que produziu notavel e inflamada peça de patriotismo, cheia de ensinamentos e de exemplos proveitosos.

A’ noite, coube ao Sindicato dos Trabalhadores realizar imponente sessão cívica a que compareceu grande numero de pessoas.

Foi orador oficial, o dr. Zama Maciel que enalteceu calorosamente os homens e os feitos do Estado Novo, sintetizando toda a fulgencia do nosso esplendor na pessoa ilustre do eminente sr. Getulio Vargas. Varios oradores fizeram uso da palavra, terminando a entusiástica sessão com a vibrante oração final do dr. Geraldo Tomaz de Magalhães, convidado especial para a presidencia das solenidades.

* Fonte: Texto publicado com o título “O 5.º Aniversário do Estado Novo” na edição de 15 de novembro de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Ricardoorlandini.net, meramente ilustrativa.

Compartilhe