MARIAS ARTESÃS RECEBEM “PRÊMIO MESTRES DO ARTESANATO”

Postado por e arquivado em ARTES, ARTESANATO, DIVERSOS.

A Associação Marias Artesãs de Patos de Minas conquistou, por mérito, o Prêmio “Mestres do Artesanato”, com 33 artesãos de todo o Brasil na categoria Palha e Fibras Naturais.

A Feira Nacional de Artesanato é considerada a maior do gênero na América Latina. Tem como realizador o Centro Cape, que é o responsável pelo trabalho e organização da grande mostra nacional produzida em todos os estados brasileiros.

Além da beleza de toda a produção diversificada, é um contato direto com a arte popular produzida nas diversas regiões do País, além de oficinas de artesanato e roda de conversas. Total: 1200 stands e 7.000 artesãos brasileiros.

Além da beleza da feira que enche os olhos de quem gosta de valorizar o artesanato de tradição, fomos indicadas para receber este ano o Prêmio.

As Marias fizeram a indicação do meu nome para representá-las; apresentamos uma roda de conversa com depoimentos do nosso grupo além de coordenar uma oficina de flores de palha para as artesãs inscritas.

Estivemos com as presenças do Sebrae e representante do Centro Cape com os Estados de Maranhão, Distrito Federal e Minas Gerais. Cada artesão contou sua história de vida além de colocar as dificuldades de cada estado ou sua cidade para manter a chama de um trabalho a longo prazo.

Fundadora do Projeto Marias Artesãs na cidade de Patos de Minas, cidade conhecida cujo nome se destaca como a Capital Nacional do Milho, uma região rica de solo fértil, Marialda é a idealizadora do Memorial do Milho, inaugurado em 11 de maio de 2002. Dentro da mesma proposta de resgatar as nossas raízes e a história do homem do campo, criou um grupo de mulheres fiandeiras, que mais tarde recebeu o nome de Marias Artesãs, transformada em entidade no ano de 2006.

É a responsável pelo grupo, onde coordena e cria as peças para as artesãs, já conhecidas em todo o Brasil. Por incrível que pareça, são Marias até no nome: Maria Abadia, Maria de Lourdes, Maria Salete, Maria Conceição…

O grupo é abrigado dentro do Memorial Romero Queiroz Pereira − Memorial do Milho, com apoio da Fundação Casa da Cultura do Milho, onde produzem nas oficinas durante a semana: bonecas de palha, flores de diferentes formas e arte sacra completam a harmonia das nossas Marias. Um grupo unido que representa sua terra e são as guardiãs deste trabalho de preservação das tradições.

No ano de 2017, o grupo completou 15 anos com a edição de um livro que conta a história do artesanato na terra do milho, “Marias Artesãs 15 anos”. (Catálogo feito para ser distribuído durante na Feira para os visitantes com as histórias de todos os Mestres homenageados).

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Marias Artesãs de Patos de Minas” e subtítulo “Prêmio Mestres do Artesanato − Belo Horizonte − 29.ª Feira Nacional de Artesanato/Expo Minas-5 a 10 de dezembro − Trabalho reconhecido nacionalmente − História do Mestre-Marialda Coury − Artista plástica e artesã” na edição de 15 de dezembro de 2018 do jornal Folha Patense.

Compartilhe