MÉRITO LITERÁRIO LEÃO DE FORMOSA / 2018

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, LITERATURA.

No sábado (19), aconteceu no Espaço Teatro, local criado para atender eventos especiais dentro da programação cultural da Fenapraça 2018, a “Noite dos Escritores Patenses”. O evento foi uma inciativa da Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Ouvidoria-Geral do Município. Criado pelo Decreto Municipal nº 4.446, de 09 de abril de 2018, a noite de homenagens tem o objetivo de agradecer, reconhecer e enaltecer aqueles que dedicam suas vidas na construção de obras literárias que tanto enriquecem a cultura do Município.

O troféu tem como patrono o poeta patense Altino Caixeta, que nasceu no dia 04 de agosto de 1916 e faleceu em 28 de junho de 1995. Conhecido, literariamente, como Leão de Formosa, mudou-se para Brasília em 1970. Diplomado em Farmácia e em Bioquímica, manipulava as palavras como ninguém, chegando a pertencer à Academia Mineira de Letras. Representou o escritor na solenidade o filho Ronaldo Caixeta, que recebeu a homenagem no nome da família.

Logo na abertura, houve uma declamação de poesia, o que foi feita durante a solenidade, por escritores e poetas que quiseram utilizar o microfone para deixarem suas mensagens. A solenidade foi toda musicada pelo cantor e instrumentista do Conservatório Municipal, Wilmar Carvalho, que deu o tom em tempo real à cerimônia. As majestades do Milho, Iara Santos e Silva e Ludmila de Almeida Rodrigues, além das candidatas a Rainha Nacional do Milho 2018, Danielle Andrade, Júlia Bese, Larissa Godinho, Maria Clara Simão, Maryna Lima e Thalia Silva.

Durante a solenidade, foram agraciados com Troféu Mérito Literário Leão de Formosa os escritores Adamar Gomes de Sousa, Agenor Gonzaga dos Santos, Altamir Fernandes de Sousa, Antônio de Oliveira Mello, Camila Gonçalves Silva, Dirceu Deoclesiano Pacheco, Donaldo Amaro Teixeira, Edimê Erlinda de Lima Avelar, Fabiano Alves, Flavio Sousa, João Bosco de Castro Borges – Bosquinho, José Brito, José Eduardo de Oliveira, José Rafael Monteiro, Libêncio José Mundim da Fonseca, Lívio Soares de Medeiros, Luís André Nepomuceno, Maria de Fátima Silva Porto, Marialda de Amorim Coury Martins, Paulo César de Freitas, Rafael Borges de Andrade, Rafael Gomes de Almeida, Sabrina Nunes Borges, Vane Pimentel e Wander Porto. O evento contou ainda com homenagens ao escritor Altino Caixeta de Castro (In Memoriam), cujo nome está gravado nos troféus dos homenageados, ao Senhor Manoel Mendes Nascimento (in memoriam), pelo legado literário e de vida deixado por ele, e a Rafael Borges de Andrade, por sempre apoiar e acreditar nos escritores e autores de livros.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves; o presidente da Câmara, Francisco Frechiani, e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro, além de familiares e amigos dos homenageados.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Escritores Patenses são homenageados com o Troféu Mérito Literário Leão de Formosa” e subtítulo “Foram agraciados 27 escritores patenses de diversos estilos literários” na edição de 26 de maio de 2018 do jornal Folha Patense”.

Compartilhe