JARBAS CAMBRAIA EM FIM DE MANDATO

Postado por e arquivado em PODER EXECUTIVO, PREFEITOS.

Jarbas Cambraia¹ afirma que, ao final do seu mandato, tem ainda mais amigos, e fala de sua administração considerando a postura de sua família durante o período em que foi prefeito de Patos de Minas.

Qual obra concluída no seu governo que ficará na história de Patos de Minas?

É muito difícil você analisar a importância de uma obra isoladamente, pois cada uma dela repercute intensamente dentro do próprio contexto. Por exemplo, a Escola Jacques Corrêa da Costa tem, sem dúvida, um valor todo especial para o setor de educação da cidade, como também foi o caso da Faculdade de Direito, e ainda vamos entregar até o final mais duas escolas municipais, uma no bairro Céu Azul e outra no bairro Ipanema. No setor de saúde, a duplicação do mini-hospital, e também, com um destaque todo especial a entrega do Hemocentro Dr. Benedito Corrêa da Silva Loureiro, que ocorrerá brevemente. Na área de infra-estrutura urbana, a canalização do córrego da Cadeia, hoje a majestosa Avenida Pe. Almir Neves de Medeiros, e a urbanização do Córrego do Monjolo: a Avenida Fátima Porto. Não podem também de deixar de ser destacados aqui, a inauguração do Aeroporto Regional Pedro Pereira dos Santos, a duplicação da estação de captação, tratamento e fornecimento de água pela COPASA. Estas obras, aliadas a milhares de outras pequenas, de menor porte, transformaram a estrutura de Patos de minas, colocando-a entre as melhores condições de vida em todo o país, o que nos deixa realmente com muito e justo orgulho. Embora não seja uma obra do poder público municipal, temos também a honra e o privilégio de mencionar, por ser contemporânea ao nosso governo, a construção do Seminário Maior, liderada pelo nosso querido Bispo Diocesano Dom João Bosco Olivier de Faria, e que se constitui numa das mais importantes obras de nossa região.

No relacionamento político, qual ficará gravada eternamente?

No campo político nós não tivemos nenhuma surpresa, pois há bastante tempo vínhamos mantendo um estreito relacionamento com algumas pessoas que nos proporcionaram governar Patos de Minas e participar de momentos extremamente relevantes para o nosso futuro. Pessoas como o Senhor Pedro Pereira dos Santos, o Senador Arlindo Porto, o Deputado Federal Dr. Antônio do Valle, o grande companheiro nosso de todas as horas, o Waldemar Rocha Filho, embora possa citar aqui centenas de outros amigos do mesmo quilate.

Sua grande decepção, como Prefeito?

Falo com a maior sinceridade: enquanto Prefeito de Patos de Minas não tive uma única decepção. Algumas divergências, obras não realizadas ou coisas desta natureza, todas elas foram e são consideradas normais dentro do contexto geral, e tenho até a petulância ou a coragem de dizer e afirmar quem em nenhum momento reclamei disso ou daquilo, sempre confiando que esta era uma missão a mim confiada e que Deus está a meu lado e concedendo até muito mais do que mereço, e me permitiu fazer muito mais do que eu mesmo sonhava.

E alegria?

Quem acompanhou ou acompanha meu governo e até mesmo o meu comportamento, deve ter observado que eu, em nenhuma ocasião demonstrei descontentamento com alguma coisa. Acho até que o meu sorriso se transformou numa característica de minha personalidade. Um fato que sempre me chamou a atenção, foi o comportamento de minha família: a 1.ª Dama, Dona Glória, desde a campanha eleitoral se transformou no meu braço direito, e o trabalho que ela vem desempenhando na área social é digno da aprovação do povo patense, pela sua eficiência, competência, sinceridade, equilíbrio, bom senso e presença. É realmente um mérito que ela tem e um crédito que espero retribuir ao longo de nossa vida em comum. O nosso Bispo Dom João Bosco, disse outro dia, durante a celebração de uma missa: “que eu era um homem feliz porque tinha encontrado a Glória bem cedo…”. Os meus filhos: Patrícia, Daniela, Jarbas e Cícero, também são motivos de alegria e satisfação, pois os mesmos enfrentaram toda esta situação, que convenhamos é bastante complicada, com a maior dignidade e sobretudo discrição, como a simplicidade de minha mãe a Dona América, que além de tudo que fez por mim, ainda me proporcionou ser o “… melhor prefeito da América…”.

Sua equipe de trabalho foi satisfatória?

Tão satisfatória que se fosse hoje escolheria os mesmos. Antes de secretários e/ou assessores, são meus amigos. A eles devo, se houver, o mérito de nossa administração.

Você sentirá saudades deste cargo?

Claro que sim. Já estou sentindo nove meses antes. O exercício do cargo de Prefeito nos proporciona tantas amizades e relacionamentos que nos darão segurança e tranqüilidade no futuro. É como se a família da gente aumentasse todo dia. Isto é simplesmente ótimo.

Você pretende continuar advogando?

Sim, é a minha profissão. Até o mês de outubro, se Deus quiser, já estarei com meu escritório montadinho, preparando o terreno para janeiro de 1997.

E se for convocado pelo partido a outro cargo?

Acho que a minha missão já foi cumprida. Agora é hora de pensar um pouco mais na família, e voltar à atividade normal. Não penso, no momento, em ocupar um outro cargo público, mas espero continuar participando ativamente do grupo político a que pertenço, até por uma questão de tentar retribuir o muito que recebi durante todos estes anos.

Você angariou mais amigos ou inimigos como Prefeito?

Embora tenha havido algumas divergências, o que é perfeitamente aceitável e até natural, falo com a consciência tranqüila que quero deixar a Prefeitura Municipal sem um único inimigo. Ao contrário, procurei fazer amigos. Neste aspecto, sinto-me bem à vontade para afirmar que ao final de meu mandato tenha ainda mais amigos. Sou sincero ainda ao dizer que nem mesmo adversários políticos tenham sido ou sejam inimigos meus, graças a Deus.

Prefeito, e o caso Rheem Metalúrgica? A Prefeitura vai tomar atitude com quem conseguiu fechá-la?

Não. A questão foi para a Justiça, e esta já deliberou em última instância sobre o acerto de tudo quanto a Prefeitura fez. É lógico que nós todos ficamos pesarosos com a questão, principalmente porque se havia alguma dúvida ou suspeita sobre a doação do terreno, esta não recaia sobre o prefeito, e sim sobre pessoas que praticaram os atos, como membros de comissão designada por nós. E são pessoas dignas e de minha confiança que foram agravadas por irresponsáveis, como se falar mal da honra dos outros fosse um fato normal. Uma pena.

Você se considera um bom filho?

A Dona América, minha mãe, é quem deveria responder, não é mesmo? Mas, dentro da normalidade não tenho sido dos piores não! A minha família, com toda a simplicidade – o meu pai era um motorista de táxi – soube me dar e a meu irmão (José Cambraia, professor na Universidade de Viçosa) e à minha irmã (Marli Cambraia, nutricionista da EMATER) uma educação e um exemplo de vida inigualáveis.

É bom pai?

Da mesma forma, isso deveria ser perguntado aos meus filhos… Mas, com sinceridade, acho que não decepcionei: por uma questão de lógica. Só o fato dos meus quatro filhos não terem alterado o comportamento diante da realidade de minha eleição para prefeito, só isso me bastaria.

Bom marido?

Dona Glória mora na Rua Professor Felipe Corrêa, n.º 218 – Bairro Guanabara, nesta cidade, tel. 821.3157. Ela vai dizer que sim…

O que está sendo feito em infra-estrutura da cidade?

Ainda bem que vocês mudaram de assunto, pois estavam me apertando demais… Mas a verdade é que todo o nosso trabalho tem por objetivo estruturar bem a cidade e também a zona rural. Desde a feira livre do produtor rural, às modificações no funcionamento do CEASA, cursos em parceria com a EMATER, Sindicato Rural, Coopatos, Nestlé, etc…, enfim uma série de trabalhos desenvolvidos para promoção do homem e mulher do campo, eliminando aquele sistema de dar o peixe ao invés de ensinar a pescar. Agora, quanto à cidade, vamos deixá-la com mais de 95% de pavimentação, água tratada, esgoto e iluminação. Construímos mais de 30 quadras poliesportivas. Em termos de drenagem de águas pluviais, canais que estão por baixo da terra, que ninguém vê… foram quilômetros e quilômetros. Em termos de escola, além do que já falei, a Escola Técnica de Formação Gerencial, em parceria com o SEBRAE e ACIPATOS, um grande orgulho, a primeira e a melhor do interior ou do Estado de Minas Gerais, como é também o CAIC, este eu posso dizer o melhor do Estado… Ah!, o conservatório de Música, é lindo demais. O Encontro da Terceira Idade, todas as quartas-feiras no Cristavo (trabalho da Dona Glória, a Sandra Barros e voluntárias amigas delas)… A urbanização da Lagoinha, a construção de casas no Bairro Jardim Esperança pelo sistema de mutirão, a pavimentação de briquetes, também em mutirão, de praticamente rodos os becos e ruelas de Patos de Minas. É muita coisinha, vou acabar esquecendo alguma coisa e o que é pior, correndo o risco de uma injustiça. Muito obrigado.

* 1: Leia a biografia em “Jarbas Cambraia” e os bastidores da eleição em “Como Foi a Eleição de Jarbas Cambraia”.

* Fonte: Entrevista publicada com o título “Deixo a Prefeitura sem um Único Inimigo” na edição n.º 1 de 1.º de maio de 1996 do jornal O Tablóide, do arquivo de Fernando Kitzinzer Dannemann.

* Foto: Arquivo de Jarbas Cambraia.

Compartilhe