JARBAS CAMBRAIA

Postado por e arquivado em PODER EXECUTIVO, PREFEITOS.

Jarbas Cambraia, prefeito de 1993 a 1996, nasceu no município em 18/01/1946. Filho de Honório José Cambraia e América Cândida Cambraia, e irmão de José Cambraia e Marli Cambraia. De origem humilde, morou a maior parte de sua vida na Rua Duque de Caxias, próximo à Praça Bandeirantes, onde nela tinha por hábito assistir a filmes de Tarzan e “tomba carroças” no projeto Cine Grátis.  Os esportes favoritos da infância eram a pescaria no Rio Paranaíba, perto do antigo Matadouro Municipal, e jogar futebol num terreno baldio ao lado do Cemitério Municipal Santa Cruz, defendendo as cores do glorioso Caveira Futebol Clube.

Aos sete anos iniciou seus estudos no antigo Grupo Escolar Santa Terezinha, na época localizado na Avenida Brasil. No terceiro ano do curso primário conheceu Glória Maia, que veio a tornar-se sua esposa em 1970. O casal teve quatro filhos: Patrícia, Daniela, Cícero e Jarbas Cambraia Filho. E, ainda por enquanto, três netos: Ulisses, Vitório e Manuela.

Completado o curso primário, transferiu-se para a Escola Normal, hoje Escola Estadual Professor Antonio Dias Maciel, onde concluiu o ginasial. No Colégio da Penha, formou-se em Técnico de Contabilidade em 1965.

Aprovado em concurso público, assumiu o cargo de auxiliar de escritório da ACAR, hoje EMATER, e em seguida foi contratado pela Telefônica de Patos de Minas, hoje CTBC. Com a experiência adquirida, montou escritório com Hélio Ferreira Leite e depois o Real Contábil Ltda., com Rubens Corrêa da Costa. Foi contador da Rádio Clube de Patos por quase 20 anos. Sempre com o ardor do conhecimento, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Uberlândia em 1975.

De sua carreira profissional, destaca etapas importantes em sua vida: sociedades na Soplantil e Florvel; primeiro presidente da Associação dos Contabilistas de Patos de Minas; presidente do CEDAE; vários mandatos no Caiçaras Country Clube; membro do Conselho Curador da FEPAM; procurador da Justiça Desportiva da Liga Patense de Desportos.

A vida política teve início em 1982, quando o então Prefeito Arlindo Porto o convidou para fazer parte de seu secretariado. Continuou o bom trabalho na gestão de Antonio do Valle, até meados de 1992. Motivado a servir a cidade, candidatou-se a prefeito e venceu as eleições de 1992. Faz questão de enfatizar que a presença de Arlindo Porto como Vice-Governador de Minas Gerais lhe propiciou maiores oportunidades de obras, como, entre outras, a canalização do Córrego da Cadeia, hoje a Avenida “Padre Almir Neves de Medeiros”, o Aeroporto Regional “Pedro Pereira dos Santos” e o Hemocentro.

Terminado o seu mandato em dezembro em 1996, Jarbas Cambraia deixou em caixa a quantia de mais de um milhão de reais, suficientes para quitar a folha de pagamento dos 982 servidores municipais, e desfilou pelas ruas da cidade com todos os veículos e máquinas do município, todos reformados, deixando para seu sucessor (Elmiro Alves do Nascimento) uma admirável estrutura para prosseguir com as ações necessárias para um futuro melhor para o povo do município. Sempre procurou destacar na condição de prefeito, o seu reconhecimento aos servidores municipais e aos seus secretários. Ao longo de seu mandato sempre concluía seus discursos com a célebre frase: “É Patos ou Paris!”, de autoria atribuída a um relojoeiro da cidade, chamado “Panca”.

Atualmente sua vida profissional se concentra na empresa Cambraia Advogados Associados, ao lado da filha Daniela e dos genros Ronaldo Amorim e Juliano Alves. Ele reconhece que trabalha bem menos, pois custa esperar o final do expediente para dedicar-se aos netos. Torcedor da URT e do Atlético mineiro, destaca um dito de Alexandre Vinet, que usou em sua posse como prefeito: “A vida não é um dia de festa nem um dia de luto; é um dia de trabalho”.

PRINCIPAIS OBRAS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
1993/1996 (Prefeito: Jarbas Cambraia – Vice: Eduardo Maia)

– Canalização e urbanização da Avenida Padre Almir.
– Canalização da Avenida Fátima Porto.
– Construção do Aeroporto Pedro Pereira dos Santos.
– Construção do CAIC – Bairro Alto da Colina.
– Escola Municipal Jacques Corrêa da Costa (construída no governo do Prefeito Antonio do Valle).
– Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa.
– Escola Municipal do Bairro Ipanema.
– Escola Municipal do Bairro Céu Azul.
– Escola Municipal de Lanhosos.
– Hemocentro Dr. Benedito Corrêa.
– Construção do prédio da Faculdade de Direito de Patos de Minas.
– Construção do prédio da Biblioteca da FEPAM.
– Pavimentação asfáltica do pátio de estacionamento de veículos da FEPAM.
– Duplicação do Mini-Hospital.
– Urbanização e saneamento da Lagoinha.
– Reurbanização da Praça Antônio Dias.
– Construção do viveiro do IEF.
– Construção de 23 quadras poliesportivas iluminadas, na cidade e Zona Rural.
– Sistema de abastecimento de água nas localidades de Pilar, Santana, Santa Maria, Pindaíbas, Firmes, Arraial dos Afonsos, Horizonte Alegre, São Luiz, Potreiros, Sertãozinho, Vieiras e Lanhosos.
– Pavimentação asfáltica da Rodovia Areado/Leal-BR-365.
– Reurbanização da Praça do Coreto (Av. Getúlio Vargas).
– Revitalização da Praça do Antares (Praça Antônio Dias).
– Início da construção da Biblioteca Pública Municipal (mais de 90% da obra).
– Início da construção de 30 casas populares.
– Construção do prédio da Escola Municipal de Santa Maria.
– Pavimentação asfáltica das localidades de Alagoas, Boassara, Santa Maria e Horizonte Alegre.
– Implantação de telefones celulares e fixos em quase todas as localidades rurais.
– Pavimentação da Avenida Brasil.
– Drenagem de água pluvial da Avenida Brasil.
– Pavimentação da Rua Tiradentes/Dr. Marcolino.
– Drenagem de água pluvial na Avenida Paracatu.
– Drenagem de água pluvial no Bairro Jardim Esperança.
– Pavimentação em mutirão, com briquetes, no Bairro Nossa Senhora Aparecida.
– Iluminação da Avenida JK.
– Reforma de todos os veículos e máquinas, tratores e demais equipamentos municipais.

NOTA: Jarbas Cambraia faleceu em 11 de fevereiro de 2019.

* Texto e foto: Arquivo de Jarbas Cambraia.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in