Durante as festividades da 11.ª Festa do Milho, João Lucas Ribeiro Borges, num arroubo de animação, subiu ao local mais alto da torre da Catedral de Santo Antônio e registrou esta bela imagem. Era o dia 25 de maio. Ao fundo da praça, as residências do Dr. João Borges e Professor Modesto de Mello Ribeiro. Vemos a antiga Cadeia, a Avenida Paracatu e a Igreja do Rosário. No descampado verde à direita existiu uma lagoa, onde, em suas margens, surgiu o Sítio Os Patos, que deu origem a Patos de Minas¹. Esta lagoa ia desde os fundos do HNSF até as imediações da Cadeia, sendo o Bairro Rosário (antigo Bairro da Lagoa) ligado à cidade pela ponte da Cadeia, senão os habitantes teriam que dar a volta pela Rua Major Jerônimo para atingir o centro.
* 1: Leia “Lagoa do Sítio Os Patos”, “Panorâmica na Década de 1940 com a Antiga Matriz, a Cadeia, a Igreja do Rosário e a Lagoa dos Patos” e “Panorâmica na Década de 1940 com a Lagoa dos Patos”.
* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.
* Foto: João Lucas Ribeiro Borges, publicada no livro Patrimônio de Santo Antônio: Do Sítio ao Templo, de Sebastião Cordeiro de Queiroz.