GALGO AFEGÃO (AFGHANHOUND)

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

4Cão antiqüíssimo, originário do Sinai e mencionado muitas vezes nos papiros egípcios há 5000 anos e desenhado nas cavernas do Norte do Afeganistão. Permaneceu puro durante séculos, tendo sido sempre proibida sua exportação, razão porque pôde chegar à Europa por contrabando apenas no início do século 20.

De aspecto forte e majestoso, poderoso e nobre. O macho tem de 68,58 a 73,66 cm de altura; as fêmeas alguns centímetros a menos. Tem cabeça longa, reta, fina, com crânio levemente abobadado; nariz negro ou rubro; maxilares poderosos; olhos quase triangulares, escuros ou amarelos; orelhas coladas à cabeça, cobertas de longos pêlos sedosos; pescoço comprido e forte; cauda terminando em anel. A pelagem é composta de rico pêlo sedoso (curto ao longo da coluna) e um característico topete no crânio. Todas as cores são admitidas: as mais comuns são o branco, amarelo claro, preto e tricolor.

É corajoso, indomável, doce, sensível, muito inteligente, digno mas não apático, desconfiado com os estranhos, mas não hostil. Tem necessidade de ser educado com boas maneiras.

Na sua terra de origem foi um ótimo pastor e um caçador muito eficiente de lobos, chacais, leopardos. Chegado à Europa e à América por mérito de sua extraordinária beleza, tornou-se unicamente um cão de luxo, amante da casa e da companhia de um dono.

Pela riqueza de sua pelagem sedosa foi definido “o galgo de pijama”. É por isso um cão trabalhoso que deve ser escovado diariamente. Sabe suportar bem o calor e resiste dignamente ao frio e à chuva. Além disso deve ter a oportunidade diária de algumas corridas desenfreadas.

* Fonte: Todos os Cães, de Gino Pugnetti.

* Foto: Pingponga.blogspot.com.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in