EDIFÍCIO ALVORADA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O Edifício Alvorada é um marco na História de Patos de Minas. Foi o primeiro “arranha-céu” da cidade com igualmente o primeiro elevador. De vários pontos ele era referência, juntamente com a Catedral de Santo Antônio. Foi inaugurado em dezembro de 1961, construído pela firma Comercial Alvorada Ltda., de Álvaro Marques da Silveira, seu filho João Messias Marques e Elmiro Cardoso. Era comum os meninos da época darem um trabalho danado ao zelador do prédio, pois a garotada adorava “viajar” na grande novidade do sobe e desce da engenhoca.

A Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design, da Universidade Federal de Uberlândia, através de seu Núcleo de Teoria e História, fez em fevereiro de 2009 um levantamento arquitetônico do Edifício Alvorada sob o comando de Karina Ribeiro de Oliveira. O relatório foi incluso no programa História e Preservação – Documentação da Arquitetura Moderna no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Não é um trabalho muito técnico, mas vale registrar. Seguem os principais tópicos:

O edifício situa-se em um lote de esquina, entre as Ruas Farnese Maciel e Major Gote, possuindo acesso ao pavimento térreo por ambas as vias. Construído na década de 1960, contém seis andares e foi o primeiro edifício dotado de elevador da cidade. Possui uso misto: o pavimento térreo é estritamente comercial e de serviços e os pisos superiores se destinam a apartamentos.

O edifício se caracteriza por uma solução funcionalista na qual a forma se submete integralmente à função. Observa-se que apesar de se tratar de um condomínio vertical, a sua largura e o ritmo de janelas lhe conferem um caráter de horizontalidade, que é reforçado pelos frisos que ligam as vergas de suas janelas. Os vãos são tratados de forma regular, porém assimetricamente. As esquadrias são metálicas, industrializadas, sendo a maioria de correr, com quatro folhas. O edifício ganha certa dinâmica pela presença de recuos e reentrâncias nas fachadas voltadas para a Avenida Major Gote e para a Rua Farnese Maciel.

O Edifício Alvorada é um emblemático marco urbano de Patos de Minas. Situado em um cruzamento de movimento intenso, marca o início da verticalização da região central da cidade, com grande concentração de atividades comerciais e financeiras.

Técnica: Uso de estrutura independente em concreto armado, destaca-se por sua volumetria, escala e número de pavimentos; a cobertura apresenta laje plana impermeabilizada, formando um terraço.

Social: Trata-se de um edifício de tipologia mista – serviços, residencial e comercial –, inovando a forma de moradia e os espaços comerciais. Localiza-se em uma área predominantemente comercial da cidade.

Cultural e estética: Destaca-se por seu caráter funcional, tendo sua plasticidade submetida à racionalidade; apesar de desenvolver-se verticalmente, possui elementos que reforçam sua horizontalidade.

Histórica: É o primeiro arranha-céu de Patos de Minas, surgindo como marca do progresso e do desenvolvimento econômico da região e ponto de partida para o processo de verticalização da região central; é um testemunho de um período de modernização da cidade.

* Edição do texto e foto: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in