PONTE JUCA LUÍZ

Postado por e arquivado em 2016, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

A ligação entre os povoados é fundamental para o desenvolvimento de qualquer localidade. Antigamente, a passagem no Rio Areado, lugar de ligação entre os municípios de Patos de Minas e Carmo do Paranaíba, no distrito de Major Porto, era feita de canoa para pedestres ou balsa para veículos. O primeiro proprietário da balsa foi Zé Marsalo, depois o Sr. Né que tinha também canoa. Os moradores próximos ao rio, como Sebastião Mendonça e Imídio Luiz, tinham suas próprias canoas que também faziam a travessia de muitas pessoas.

A construção da ponte sobre o Rio Areado ligando os municípios de Patos de Minas e Carmo do Paranaíba foi um marco para o desenvolvimento de Major Porto e comunidades vizinhas. A obra foi realizada durante a gestão do Prefeito Waldemar da Rocha Filho em convênio com o Governo de Minas Gerais, sob o comando de Rondon Pacheco, e inaugurada em 09 de março de 1975, recebendo o nome de Ponte Juca Luíz.

José Alexandre Neto, o Juca Luíz, nasceu em Bertioga-SP em 23 de abril de 1894. Trabalhava como tropeiro e na roça. Era conselheiro e um homem de grande influência na comunidade, muito honesto e respeitado por todos. Casou-se com Amélia e teve nove filhos: Alberto Coimbra Neto, Nair Conceição Coimbra, Maria José Coimbra, Ambrosina Iria Coimbra, Josefina Rosa Coimbra, Sebastião Coimbra Neto, José Luiz Neto, Antônio Coimbra Neto e Geraldo Coimbra Neto. Faleceu em 25 de maio de 1970 em Patos de Minas.

NOTA: A ponte, incluindo a placa de informação, encontra-se em mau estado de conservação, com uma falha de continuidade no beiral direito sentido Quintinos, denotando a necessidade de reparos na estrutura de passagem e avaliação técnica de sua sustentação.

DSC02909* Fonte: Ontem Capelinha… Saudades, Hoje Major Porto… Realidade, publicação do Grupo GDP sob coordenação de Marli Aparecida Barbosa Coimbra.

* Foto (12/05/2016): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe