CONHEÇA A APAC

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

CONHEÇA A APAC“A criminalidade é um problema que desafia a sociedade brasileira. Para solucioná-lo não bastam apenas as decisões das autoridades. É imprescindível reunir esforços de todos os segmentos sociais, por meio de ações integradas, para a conquista da paz social.”

Caríssimos leitores,

Patos de Minas nasceu abençoada. Nem mesmo os buracos nas ruas da Cidade são capazes de ofuscar essa atmosfera de beleza e de encanto, que impulsionam o progresso dessa gente. Deveras, uma Cidade em que as oportunidades são infinitamente maiores do que as crises, sem demagogia.

Nesse contexto é que a sociedade patense, a cada ano que passa, vai se organizando e se fortalecendo, criando o espaço e o ambiente adequados para o surgimento de ações e programas sociais, voltados à promoção do bem comum.

Dentre vários projetos filantrópicos que aqui nasceram e estão em andamento, também surgiu o Projeto Novos Rumos na Execução Penal, encabeçado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, com o renascimento da APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), que tem como objetivo apresentar uma proposta alternativa de cumprimento das penas privativas de liberdade.

Tendo como pilares a Valorização Humana e a Evangelização, a APAC busca Promover a Justiça, isto é, dar efetividade ao cumprimento da pena, Socorrer a Vítima e Proteger a Sociedade, na medida em que se tem a convicção de que após o cumprimento da pena, o reeducando não mais voltará a delinquir.

A propósito, o índice de reincidência penal na APAC não ultrapassa 20%, ao passo que no Sistema comum essa reincidência chega a 80%.

Reconhecendo a seriedade do trabalho desenvolvido pela APAC de Patos de Minas, no final de 2015, o Estado de Minas Gerais celebrou convênio de custeio, que permite atender 63 recuperandos do regime semiaberto, viabilizando a contratação de funcionários e o pagamento das despesas administrativas e de alimentação.

Acontece que as obras de construção civil dependem de outras fontes de recursos financeiros para serem efetivadas, havendo necessidade de adequação da cozinha, do refeitório, dos alambrados, da lavanderia, da cobertura dos alojamentos, dentre outras intervenções que são imprescindíveis para garantir a manutenção do referido convênio de custeio.

Considerando a importância e a grandeza desse projeto social, que objetiva prioritariamente a redução da violência em nossa comunidade, a Diretoria da APAC de Patos de Minas, juntamente com seus voluntários e apoiadores, vem a público solicitar a colaboração daqueles que se sentirem tocados pela causa, seja através de doações em dinheiro, mediante depósito na conta corrente 54.812-X, movimentada pela Entidade junto ao Banco do Brasil, agência 0190-2, ou mesmo por meio de doações de materiais para construção, bastando ao doador visitar nossa Entidade, que está situada na Rua 04, 70, Distrito Industrial III, ao lado da Suinco.

Na expectativa de haver sensibilizado vocês, leitores, que assim como nós, têm um amor enorme por essa Terra do céu azul turquesa, agradecemos a sua atenção e solidariedade, acreditando que o nosso trabalho seja capaz de promover o bem comum, para que possamos viver em um ambiente de segurança, paz e harmonia. Nosso muito obrigado. Atenciosamente. Diretoria e voluntários da APAC de Patos de Minas (Contato: 034-99975-1995). “Amando ao próximo, amarás a Cristo”.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Conheça nossa APAC, ela também é sua e precisa da ajuda de todos” na edição de 20 de fevereiro de 2016 do jornal Folha Patense.

Compartilhe