MOÇA MISTERIOSA DE SANTANA DE PATOS, A

Postado por e arquivado em LENDAS.

Luzia Silva, com 78 anos de idade, conta que, ainda criança, numa sexta-feira da paixão foi visitar, com a mãe, o Monte Calvário, montado na Igreja Matriz. E foram acompanhadas de duas outras crianças. A mãe, ao ajoelhar para fazer a sua oração, ao mesmo tempo em que as crianças, ouviu um barulho estranho, parecendo um rangido de botina. A igreja estava vazia e, de longe, podia-se ouvir o martelar seco da matraca e os cânticos langorosos da Procissão do Enterro. Sua mãe, assustada, olhou de um lado para outro e ainda teve coragem de levantar o pano, de cor roxa, que cobria o trono do altar para certificar se alguém ali se encontrava. E o barulho mais se aproximava.

Qual não foi a sua surpresa ao contemplar a figura de uma bela moça, aparentando ter 15 anos de idade. Morena clara, de vestes brancas, tinha às mãos uma flor azul e um terço, e um doce sorriso nos lábios.

Vinha do trono rumo à nave central da igreja, com os seus verdes olhos nela fixos. Que horror! Assim que trocou os passos, o pé direito deslocou-se da perna e caiu. Nenhum sangue e não viu onde foi parar o pé. O semblante era o mesmo. Não se sabe como ela estava ali ereta.

E veio lentamente, como se nada tivesse acontecido. Nova surpresa. O mesmo aconteceu com o outro pé. A moça não mudava em nada o modo de ser. A mãe de Luzia, apavorada, começou a se sentir mal. Amparada pelas filhas e pelas duas outras meninas, saíram dali.

A Procissão do Enterro já se aproximava da igreja. Assim que Luzia deixou sua mãe em casa, tratou de voltar para ver o que havia acontecido com aquela moça. Qual não foi a surpresa. Não havia ninguém nem sinal de alguma pessoa por ali. Os fiéis, que acompanhavam a procissão, dirigida pelo Vigário, Padre José Victor, nada viram e não davam notícia de nenhum acontecimento extraordinário.

* Fonte: Patos de Minas, Meu Bem Querer, de Oliveira Mello, 1.ª edição.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto de rfitaperuna.com.br.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in