PAPAGAIO CINZENTO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PÁSSAROS.

2O Papagaio Cinzento (Psittacus erithacus) é muito apreciado como animal de companhia na zona Central e Ocidental da África, onde são encontrados regularmente em estado selvagem. É considerado um dos psitacídeos que melhor imita a voz humana. Gregário, vive em grandes bandos em zonas de floresta tropical ou nas orlas destas, terrenos abertos de savana nativa e habitats alterados pelo homem tais como eucaliptais, plantações, pastagens e plantações de palmeiras. É uma ave de porte médio, e tal como o nome indica, tem a plumagem cinzenta, exceto na cauda que é vermelha. A região em volta dos olhos é branca, os olhos são escuros enquanto jovens e passam a amarelos na idade adulta.

Suas duas as subespécies do Papagaio Cinzento mais conhecidas. O Papagaio Cinzento do Congo (Psittacus erithacus erithacus) é a subespécie mais popular como ave de companhia. Habita a zona ocidental do continente africano. É um pouco maior e tem penas de cor cinzentas claras. A cauda é de um vermelho vivo e o bico é preto. O Papagaio Cinzento de Timneh (Psittacus erithacus timneh) é menor, com a plumagem mais escura nas costas. A cauda é também mais escura e o bico tem uma tonalidade rosada na parte superior. É considerada uma ave mais calma do que a variante do Congo.

É um pássaro para longo tempo de convivência, pois sua expectativa de vida chega a ultrapassar os quarenta anos. É amistoso, inteligente e sensível. Como o já referido, a sua capacidade de “falar”, ou seja, reproduzir a voz humana, é que lhe trouxe popularidade. Mas ao contrário de outros papagaios, é bastante tímido, e apesar de ser um talentoso tagarela, pode não desejar falar se estiverem estranhos ao seu redor. Uma característica interessante de sua personalidade é a preferência por um dos membros da família em particular, desenvolvendo laços especiais de afetividade. Esta pessoa não será necessariamente o tratador. Tanto que, se sentindo “abandonado” pelo preferido, tem tendência a arrancar as próprias penas. Por isso é importante fornecer estímulos ao animal e impedir que se sinta solitário. Também pode desenvolver aversão a um ou mais membros da família. Seguramente, não são amigos de toda a gente. Ademais, não é tão “barulhento” como os demais de sua espécie.

O “social” do Papagaio Cinzento tem duas regras simples. Primeiro, se adapta muito bem com quaisquer outros parentes do grupo dos psitacídeos, isto é, ele é um papagaio e os outros também, podendo então estar junto com eles sem maiores problemas. Em contrapartida, não é muito chegado a aves de outras espécies, principalmente se menores e mais frágeis. Onde se conclui que é ele sozinho ou com sua companheira num espaço adequado e outras aves noutro espaço adequado.

A regra para o alojamento é “quanto maior, melhor”. As medidas mínimas de uma gaiola são: 80 x 80 x 80 cm, mas nestes casos deve ser permitido à ave sair diariamente. Um bom aviário necessita de ter 120 x 100 x 120 cm. Mesmo nestes casos, é aconselhável que ele possa esticar as penas no exterior da gaiola, que deve estar protegida de exposição à luz do sol e de correntes de ar. Ele pode também ser alojado fora de gaiola, em ambiente igualmente protegido de chuva, frio, sol e ventos. Em estado selvagem, como qualquer espécie de papagaio, é ávido trepador, utilizando o bico e as garras para escalar as árvores e recolher os frutos dos quais se alimenta. Aconselha-se por isso que o alojamento tenha galhos grossos que simulem troncos. Como ele gosta muito de se banhar, é preciso de um recipiente com água dentro da gaiola.

É muito fácil criar o Papagaio Cinzento, principalmente quando for um casal. A fêmea põe de três a cinco ovos, que são chocados por aproximadamente vinte e oito dias. Quando as crias têm entre dois e três meses de vida, surge a plumagem, mas continuam a ser alimentadas e tratadas pelos pais durante um mês ou mais. Não é possível distinguir os sexos visualmente, uma vez que macho e fêmea são idênticos. Elas adquirem a coloração clara da íris quando atingem a idade aproximada de sete meses. Durante a época de choca, a fêmea pode tornar-se temporariamente agressiva em relação ao seu tratador.

Quando livre na natureza, o Papagaio Cinzento come frutas, sementes, grãos e adoram nozes, ricas em óleo. Em cativeiro, além dos alimentos tradicionais, há ração específica para aves de sua espécie. Podem ser necessários complexos minerais e vitamínicos para suprir algumas necessidades nutricionais.

* Fontes: Arcadenoe.pt e Natuzeraactiva.com.

* Foto: Mundodosanimais.pt.

Compartilhe