MAL DE ENGASGO – 1950

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

O médico, naturalista e aventureiro americano Joseph Cooper Reinhardt, que viveu em Limeira e Campinas, onde morreu há mais de 125 anos, identificou pela primeira vez os sintomas que caracterizam a Doença de Chagas durante suas andanças pelo interior paulista, em 1850. Ele a chamou de Mal de Engasgo, nome que se manteve nos tratados de medicina até o início do século 20, quando o cientista brasileiro Carlos Chagas descobriu o protozoário Trypanosoma cruzii, transmissor da doença, e seu vetor, o barbeiro.

Pelo menos até 1950, em Patos de Minas a Doença de Chagas continuava sendo chamada de Mal de Engasgo. E o Mal de Engasgo era uma das especialidades da então Casa de Saude Imaculada Conceição, inaugurada em 08 de dezembro de 1945 pelos irmãos Benedito e Paulo Corrêa da Silva Loureiro, funcionando na esquina oposta onde está estabelecido hoje o Hospital Imaculada Conceição.

DSC02383

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.
* Foto: Anúncio publicado na edição de 27 de agosto de 1950 do jornal O Patense, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe