HIPERMERCADO DIVIDE OPINIÕES EM 1992

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A1Patos, uma cidade pólo com mais de 100 mil habitantes, não tem ainda um hipermercado e, com o comércio carente neste setor, milhares de pessoas saem para fazer suas comprar em cidades maiores como Uberlândia ou até mesmo na capital.

Na opinião do prefeito Antônio do Valle “chegou a hora de Patos aumentar sua potencialidade, suas fronteiras de comercialização”. Segundo o prefeito, “um hipermercado, um shopping, seria o ideal, pois Patos é uma cidade média e que está em desenvolvimento”. Antônio da Valle considera Patos de Minas “uma Uberlândia de 1968” e acha que a cidade tem que se preparar para o futuro, “aqui em Patos tudo dá certo e temos uma infra-estrutura invejável”, acrescenta.

O advogado Jarbas Cambraia, candidato à sucessão municipal pelo PAT¹, é totalmente contra a implantação de um hipermercado na cidade. Jarbas Cambraia acredita que “com um hipermercado poderia haver a concentração de economia e que aniquilaria os pequenos comerciantes, pois num hipermercado os preços são melhores e existem as promoções”.

Marcos Amorim Alves, acha que a concorrência provoca queda nos preços e melhora a qualidade do serviço, não criticando com isso os supermercados da cidade. Acreditando na necessidade de implantação de um hipermercado o vereador, no princípio de seu mandato, enviou uma carta ao Carrefour e está aguardando resposta.

Também favorável ao hipermercado é Ricardo Fonseca, proprietário das Bebidas Zago. Conforme Ricardo, “um hipermercado em Patos seria ótimo, pois teríamos melhores preços e melhores produtos”.

A opinião do secretário municipal de Desenvolvimento, Lindolfo Alves Sobrinho, é muito parecida com a do advogado Jarbas Cambraia. O secretário acha “que um hipermercado irá enfraquecer os pequenos comerciantes. Ainda é cedo para a implantação de um, se a cidade crescer mais, aí sim, é justificável”, salienta.

Apesar de serem contra a idéia Lindolfo Sobrinho e Jarbas Cambraia acham que a cidade está carente de novos produtos.

* 1: Leia “Como Foi a Eleição de Jarbas Cambraia”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Instalação de hipermercado divide opiniões em Patos” na edição de 1.º de julho de 1992 do jornal Folha do Paranaíba, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Pareepenseblog.blogspot.com.

Compartilhe