BURMÊS (BURMESE)

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

GATOO Burmês, também conhecido como Burmese, é originário da Tailândia (antigo Sião) e de Burma (Myanmar), sudeste do continente asiático. Não deve ser confundido com o Birmanês, conhecido popularmente como gato Sagrado da Birmânia (Sacred Cat of Burma). São na realidade, duas raças distintas.

Os primeiros exemplares foram levados para a América a partir de 1930 e com o passar do tempo houve uma distinção entre dois subgrupos, os burmeses americanos e os britânicos. Apesar de que a maioria das entidades responsáveis pelos registros da raça não reconheçam dois grupos distintos, algumas entidades referem-se ao tipo britânico como Burmese europeu. No início, eram exclusivamente de cor marrom escuro (sable ou zibelina), mas após anos de cruzamentos e aprimoramento genético, criaram uma enorme variedade de cores e padrões. As associações, no entanto, aplicam regras diferentes no que diz respeito a esses padrões, e quais exemplares podem ser considerados como burmeses.

A partir da década de 1950, países europeus começaram a importar os gatos burmeses da Grã-Bretanha e como resultado, a maioria dos países baseou o padrão da raça no modelo britânico. Os gatos dessa raça são amplamente utilizados para o desenvolvimento de outras raças de gatos domésticos, como por exemplo o Bombaim, o Tonkinese, entre outras.

Como consequência do desenvolvimento da raça separadamente na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, os burmeses europeus diferem dos americanos. Os exemplares britânicos tendem a ter uma aparência mais oriental, apresentando um rosto de formato mais triangular, enquanto os americanos tem aparência mais atarracada, apresentando um formato mais arredondado no rosto, na cabeça, nos olhos e nos pés, além de terem bochechas mais cheias, lembrando a aparência de um cão da raça Pug.

Diferenças a parte, o Burmês é uma raça de gato inteligente, de médio porte, com pelagem curta e sedosa. Os adultos podem apresentar entre 4 e 6 kg, aproximadamente. De acordo com o standard da raça, os olhos apresentam coloração em tom de amarelo ou ouro. A pelagem é brilhante e sedosa. A coloração era originalmente marrom-escuro (sable ou zibelina), mas anos de cruzamentos seletivos produziram uma grande variedade de cores e padrões. As cores e padrões mais conhecidas e mais aceitas pela maioria das associações internacionais são, além do zibelina (sable), o Azul (cinza), chocolate (champagne), lilás (prateado), vermelho, creme, marrom casco de tartaruga (brown tortoiseshell), chocolate casco de tartaruga (chocolate tortoiseshell) , lilás casco de tartaruga (lilac tortoiseshell) e azul casco de tartaruga (blue tortoiseshell).

É, sem dúvida, um gato muito sociável, dócil com humanos e gosta de permanecer na companhia do seu dono. Adapta-se facilmente dentro de casa e a proximidade com a família o torna mais apegado e carinhoso. É brincalhão, costuma se dar muito bem com crianças e cachorros. Não são tão independentes quantas outras raças de gatos, gostam e precisam da atenção da família e de seus donos. Não são, portanto, adequados para famílias que ficam muito tempo fora de casa, pois não suportam longos períodos sem companhia humana. É um gato conhecido pelo seu temperamento de conquistar amigos. Não seria exagero dizer que ele é considerado o “relações publicas” felino, pois faz amizade logo no primeiro contato. Tanto filhotes como adultos, o Burmês se adapta facilmente a situações e pessoas bem diferente da maioria dos outros gatos. Devido a sua rapidez de adaptação a novos lugares e a novas pessoas se recomenda muito cuidado para evitar que ele seja roubado. Eles adoram passear tanto de carro como de coleira e por isso entram com facilidade na caixa de transporte ao contrário dos outros felinos.

São conhecidos por manter seu temperamento típico de filhote mesmo depois de adulto e demonstram muitas características que se assemelham as dos cães, pois são capazes de aprender truques, buscar bolinhas arremessadas pelos seus donos, etc. Assim como o Siamês, os burmeses são muito vocais, mas apresentam um miado mais doce e suave. É considerado um gato capaz de manter um ótimo relacionamento com crianças e outros animais. Gostar de viver em ambientes fechados e acabam se tornando mais carinhosos se mantidos dentro de casa, desde que o ambiente não seja muito pequeno, pois ele precisa de um espaço maior para se exercitar e gastar toda a sua energia, chegando a 8 horas de atividade correndo atrás de um brinquedo que seu dono jogue para ele. É muito interativo, mas não gosta de monotonia. Com ou sem parceiros esse gato queima energia. É ativo como um pequeno macaco. Tem a peculiaridade de correr por meia hora antes de dormir. Faz muitas estripulias. Abre portas e gavetas e espalha as roupas pela casa. Para evitar encontrar a casa bagunçada ao voltar depois de deixá-lo sozinho é bom arranjar-lhe companhia de outro gato. Entretanto é preferível mantê-los castrados, pois o Burmês é muito territorial e muito persistente na tentativa de acasalamento. Com companhia constante ele é mais feliz.

* Fontes: Blogdogato.com, Clubecaoegato.com, Pelosepatas.com.

* Foto: Petclic.es.

Compartilhe