BARRIGUDINHO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

G2O Barrigudinho (Poecilia reticulata), também chamado de Guppy ou Lebiste, é um belo peixe ornamental ovovivíparo (é a classe de animais em que o ovo permanece dentro do corpo materno, até o fim do desenvolvimento embrionário, liberando filhotes já completamente formados. O ovo tem, entre outras, a função de nutrir o embrião durante este período) de comportamento pacífico, originário da América Central e América do Sul, com vida de aproximadamente 2 anos. O comprimento do macho adulto é de aproximadamente 5 cm e o da fêmea, 7 cm. Pode ser facilmente encontrado em rios do Sudeste do Brasil, mesmo poluídos, sendo muitas vezes confundido por leigos com girinos. Em sua forma original, possui um tom cinzento, porém a partir de cruzamentos em cativeiro costuma adquirir cores fortes, dos mais variados tipos. A partir daí, existem diversas “raças”, ou “matrizes”, que podem ser comercializadas por um preço considerável.

Talvez devido à sua grande área de propagação, foi favorecida a formação de variedades de cores e outras pequenas diferenciações. Como, na época em que ele foi encontrado primeiramente para a descrição e classificação, uma das características principais que determinavam o enquadramento na nomenclatura científica era a cor, torna-se compreensível que passasse a adquirir uma sinonímia incomparavelmente grande. O antigo museu da Academia de Ciências de Berlin recebera uma remessa de peixes (conservados), provenientes da Venezuela, que foram entregues ao funcionário da seção ictiológica, Wilhem C. h. Peters (1815-1883). Este publicou, no dia 9 de Junho de 1859, uma nota no boletim da Academia, descrevendo uma nova espécie, denominando-a Poecilia reticulata, proveniente do rio Guayre.

Vale a pena ressalvar que a remessa de peixes só continha, entre outras espécies, um exemplar feminino, o que parcialmente vai explicar a confusão que em seguida surgiu em torno do seu nome científico. Em 1861, o Museu de Turim recebeu alguns exemplares e Filippi (1814-1867), baseado na formação do gonopódio, que divergia bastante dos demais Poecilídeos até então conhecidos, achou correto chamá-lo de Lebistes Poeciloides. Cinco anos mais tarde, Albert C. Guenther (1830-1914) deu-lhe o nome de Gyrardinus Guppyi, numa homenagem ao remetente: reverendo Robert John Lechmere Guppy, que lhe mandara uma remessa coletada na Ilha de Trindade, pois achou que merecia classificação bem distinta das Poecilias. Ao total foram três classificações independentes do mesmo peixe. Além disso, após esse período, tendeu-se a classificar o peixe ora como espécie, ora como uma subespécie, pertencendo a um ou outro gênero.

Procriar Barrigudinhos é fácil e divertido. Você vai curtir a experiência e amar ver os filhotes crescerem. Tudo que você precisa é de 1 macho e entre 2 a 3 fêmeas. Normalmente é melhor três fêmeas. Dessa forma apenas uma vai ser perseguida pelo macho. Separe-os até o momento que quiser procria-los.

Prepare um reservatório de 38 a 76 litros com um aquecedor e um filtro suave. Se o filtro for muito forte, cubra-o com tiras elásticas para que a prole não fique presa. Não use nenhum substrato. Um reservatório sem nada revestido é bom para a prole, pois a limpeza é fácil e você vai poder registrar quantos estão vivos ou a quantidade que comem. Coloque os peixes no reservatório em condições similares (principalmente temperatura) as do lugar que estavam antes. Coloque a temperatura para em torno de 25 a 26ºC enquanto as fêmeas e os machos estiverem juntos no reservatório. É recomendável que você dê a eles comida com alto valor nutricional para ficarem na condição de ter uma prole. Musgo de java ou spawning mops servem de um ótimo lugar para a prole se esconder. A prole tende a afundar, por isso use plantas que afundam pouco. Alguma cobertura no alto é também requerida, pois a prole saudável vai nadar para cima. Coloque o macho no seu próprio reservatório após a(s) fêmea(s) ficar(em) prenha(s). Você pode perceber se a fêmea está ou não prenha olhando e observando se há uma mancha escura. Essa área é chamada de “mancha de gravidez”. Todas as fêmeas tem isso, porém são mais fáceis de ver quando os ovos forem fertilizados.

G1Espere entre 26 a 31 dias após a fertilização, pois o tempo médio é de 28 dias. Entretanto, peixes já nasceram antes ou depois desse tempo. Então, quando a fêmea estiver pronta para dar a luz seu estômago vai estar bem grande e sua mancha de gravidez profundamente escura (marrom em espécimes mais pálidos). O estômago dela vai parar de crescer de forma redonda e começar de uma forma mais quadrada, como uma caixa. Algumas pessoas dizem ter visto os olhos dos filhotes, mas isso não acontece sempre. Ela dá a luz a bebês, não a ovos. Alguns sinais de trabalho de parto são: ficar muito parada e isolada, tremedeiras (contrações), nadar perto do aquecedor, mudar o apetite. Perceba também como ela come e anote se ela cuspir a comida.

Tente estar presente quando ela der a luz. Se você não puder estar próximo, coloque várias plantas e lugares para a prole se esconder, senão ela vai comê-los. Quando a prole nascer, a temperatura do reservatório deve estar por volta de 25ºC. Imediatamente remova toda a prole morta quando vê-la. Qualquer resíduo acumulado é ruim para os Barrigudinhos vivos.

Podem ser alimentados várias vezes ao dia desde que seja em pequenas porções, o cardápio pode ser variado e incluindo alimentos vivos como por exemplo artêmias salinas, enquitréias, camarões, minhocas ou flocos em pó. Encontra-se também no mercado alimentos congelados. Os alimentos industrializados também são bastante apreciados, mas sempre em pequenas porções, nunca deixe sobrar comida no fundo do aquário. Lembre-se que a prole é minúscula e se você colocar muita comida no reservatório, os resíduos em excesso podem mata-los. Um filtro é perigoso, pois a prole pode ser sugada para dentro dele. Portanto cuba-o com fitas elásticas.

Aspire cuidadosamente com um sifão o reservatório sempre que ficar muito sujo ou faça uma troca de 40% da água a cada três ou quatro dias para manter a água limpa. Lembre-se de que o reservatório deve estar apenas cheio pela metade, se você tiver usando um de 19 a 38 litros para minimizar o seu trabalho. Mova a prole quando estiver mais velha. Quando a prole estiver em um bom tamanho, ou por volta de um mês e meio a dois meses, você pode colocar os peixes em um reservatório com peixes não agressivos, vende-los a um pet shop local ou dar para seus amigos como presente.

A variedade de padrões e cores é enorme entre as várias populações, inclusive, em linhagens albinas. Os que partilham o seu habitat com espécies de peixes predadores têm normalmente cores menos vívidas, enquanto que os que não têm de lidar com esse problema têm cores mais exuberantes. Na reprodução, os genes de peixes mais ou menos coloridos são favorecidos de acordo com este tipo de fatores. Pode acontecer que entre os machos da espécie haja comportamentos agressivos (por exemplo morder as barbatanas), como também acontece entre outras espécies como os platys e os cauda de espada, ou ocasionalmente com outras espécies de barbatanas vistosas como os escalares.

Os Barrigudinhos podem ser alimentados várias vezes ao dia desde que seja em pequenas porções, o cardápio pode ser variado e incluindo alimentos vivos como por exemplo artêmias salinas ou enquitréias. Se acha também no mercado alimentos congelados tipo artêmias congeladas ou bloodworms congelados. Os alimentos industrializados também são bastante apreciados, mas sempre em pequenas porções, nunca deixe sobrar comida no fundo do aquário.

DICA DE NIVALDO SOARES: Usar no aquário um sistema eficiente de filtragem, tanto para partículas soltas na água, quanto para a eliminação de amônia, que é a grande causa de morte de peixes em aquários. O filtro cânister se mostra muito eficiente nesses casos por usar mídias filtrantes, principalmente cerâmica porosa, que é excelente para acúmulo de bactérias que se “alimentam” de dejetos. Esta cerâmica pode ser comprada em lojas especializadas.

* Fonte: Wikipédia e Wikihow.com.

* Foto 1: Hdwallpaperspics.com.

* Foto 2: Acasadospassaroscz.blogspot.com.

Compartilhe