SAPATARIA PÉ TROCADO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

DSC01061PROFISSÃO DE FÉ E RESISTÊNCIA: UMA HISTÓRIA DE 20 ANOS

Quem passa pelo centro de Patos de Minas na rua Teófilo Otoni entre as praças Antônio Dias e a antiga rodoviária pode notar um pequeno comércio sempre com as portas abertas. É a Oficina Pé Trocado de consertos de calçados em geral. Uma nobre profissão com mais de 20 anos que sobrevive por resistência e dedicação ao longo dos anos.

Nestes tempos modernos de computador e altas tecnologias a profissão de sapateiro exige criatividade e dom para consertar os “pisantes” que muitos pés que perambulam por aí, desgastam os solados de seus calçados.

Tem conserto? Tem. Nas mãos de Adailton Ferreira de Magalhães, o popular Pakinha, da Oficina Pé Trocado em Patos de Minas. O caprichoso sapateiro conta com o apoio no atendimento e vendas de sua filha, a morena Paula Trindade, 19 anos, sempre com o sorriso aberto atendendo a clientela.

“Na lojinha do Pé Trocado o calçado entra velho e sai novinho em folha”, este é o lema da oficina. Na véspera da Festa do Milho nota-se uma correria danada. Um entra e sai da Oficina Pé Trocado. São as beldades patenses levando as suas botas para o conserto.

A profissão de sapateiro é uma mistura de fé, arte e ofício. O trabalho digno que merece a atenção e que sobrevive ao longo dos tempos.

Adailton Ferreira de Magalhães, 49 anos, natural de Patos de Minas, proprietário da Oficina Pé Trocado, sapataria e consertos em geral, desenvolve a sua profissão há 21 anos. Casado com Silvana e pai de três filhos, Gabriella, Paula e Samuel. Começou a trabalhar com conserto de calçados na rua da Mata dos Fernandes, no bairro Vila Garcia por quatro anos. No centro de Patos de Minas, onde instalou a sua loja há 17 anos, funcionando na rua Teófilo Otoni, 446. Sapataria Pé Trocado, telefone (34) 3814-3308.

A Oficina Pé Trocado além de consertos em geral é fábrica de sandálias e cintos em couro cru. E consertos de bolsas, sacolas, mochilas e calçados em geral.

Com a profissão que aprendeu sozinho depois de trabalhar em lojas de calçados, Adailton Ferreira, o Pakinha, se sente orgulhoso, pois com este ofício criou e deu sustento à sua família.

Uma nobre profissão quase em extinção nos dias de hoje. O Pé Trocado merece todos os nossos aplausos. Pela resistência e sobrevivência ao longo da história. É a arte e o ofício caminhando juntos. A profissão inclusive está inserida no desenvolvimento sustentável levando ao pé da letra, na prática, os 3Rs – reduzir, reaproveitar e reciclar. Consertar objetos que estão velhos é uma forma notável de reaproveitar e diminuir o consumismo.

O destaque do mês para o Dia do Sapateiro. Todos os santos dias nos dias santos ou não. Faça chuva ou faça sol, as portas estarão sempre abertas para atender bem o freguês.

Um tipo de romaria e profissão de fé. São os destaques e detalhes da semana.

* Fonte: Texto de Civuca Costa publicado em sua coluna Gente & Fatos, na edição de 18 de janeiro de 2014 do jornal Folha Patense.

* Foto (30/01/2014): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe