2.ª CÂMARA MUNICIPAL – 23/05/1870 a 07/01/1873

Postado por e arquivado em CÂMARAS, PODER LEGISLATIVO.

Em 1870 aconteceu a primeira eleição no distrito emancipado, na condição de Vila de Santo Antônio dos Patos. Interessante é que na Ata da sessão há o resultado das eleições, mas não a data em que se realizou. Foram eleitos os 7 vereadores para a composição da 2ª Câmara Municipal, empossados em 23 de maio. Dos 7 anteriores, 4 se reelegeram: Antônio, Jerônimo, José Alves e José Pereira. Como novamente foi o mais votado, Jerônimo Dias Maciel foi proclamado o presidente da Câmara e o chefe do Executivo, em continuidade à gestão anterior:

Antônio Correia da Silva, Francisco Rodrigues de Azevedo, Jerônimo Dias Maciel, José Alves Pinto, José Pereira Guimarães, José Soares Rodrigues e Leonel Francisco da Silva Canedo.

Na sessão de 30/08/1870, João Camilo da Cruz foi nomeado secretário da Câmara, com ordenado de 140$000 anuais, pagos trimestralmente.

Na sessão de 23/04/1871, Jerônimo sugeriu que a Câmara consultasse ao Governo da Província se os votantes de Santa Rita deveriam ser qualificados nesta freguesia ou na de Alegres, de onde fora desmembrado, “para poder se saber se a eleição futura de Juiz de Paz daquele distrito devem ser ali ou aqui feita”. Foi levado ao conhecimento dos vereadores na sessão de 23 de janeiro de 1872 que, em ofício de dezembro de 1871, o Governo declarou que “pertencendo o distrito de Santa Rita à freguesia dos Alegres, hoje município de Paracatu, em virtude da lei 1.713, do ano passado, parágrafo 1.º, artigo 10, devem os votantes do referido distrito ser qualificados na mesma freguesia onde também ter-se-á de proceder a eleição dos respectivos juízes de paz.

* Fonte: Uma História de Exercício da Democracia – 140 anos do Legislativo Patense, de José Eduardo de Oliveira, Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva.

* Foto: Jerônimo Dias Maciel (Domínios de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca).

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in