Geraldo Fonseca, em seu livro Domínios de Pecuários e Enxadachins, escreveu uma pequena nota sobre um estabelecimento de ensino denominado “Escola Nossa Senhora de Lourdes”: Primária, fundada por Afonso Borges, em 1943 e extinta em 1946.
Oliveira Mello, em seu livro Patos de Minas: Capital do Milho, também se refere à escola: Em 1943, em prédio próprio, na Rua Tiradentes, Afonso Borges funda a Escola Nossa Senhora de Lourdes, com o curso primário completo e professorado habilitado. Por motivos financeiros, infelizmente, esta escola deixou de funcionar em 1946.
A edição de 13 de fevereiro de 1955 do jornal Correio de Patos publicou uma matéria sobre a inauguração de um estabelecimento de ensino: … Por isso, é com imensa satisfação que recebemos a notícia de que mais um estabelecimento de ensino será criado em Patos de Minas. Suas fundadoras são as cultas e prendadas senhoritas Dirce, Maria da Penha e Ivone Olivieri… A Escola Nossa Senhora de Lourdes (êste, o seu nome) funcionará na antiga sede do Tiro de Guerra (Rua Tiradentes) e já se encontra registrada¹…
O que teria em comum a Escola Nossa Senhora de Lourdes de Afonso Borges com a Escola Nossa Senhora de Lourdes das professoras Dirce, Maria da Penha e Ivone? Difícil saber, principalmente porque os dois historiadores citados não mencionaram em seus respectivos livros a existência da escola das três professoras e o jornal não mencionou a escola de Afonso Borges.
Pode complicar o mistério? Pode! E o mistério sobe às nuvens com esse anúncio publicado na edição de 28 de janeiro de 1945 do jornal Folha de Patos. E agora, José, que Escola Nossa Senhora de Lourdes é essa?
* 1: Leia a matéria completa do jornal em “Escola Nossa Senhora de Lourdes”.
* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.