SUGERIDA A REVITALIZAÇÃO DA ÁREA EXTERNA DO MERCADO MUNICIPAL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

PINTURA DA FACHADA

Quem frequenta o Mercado Municipal percebe perfeitamente, ou seja, visualiza a necessidade de uma pintura interna e externa, pois em muitas partes as paredes já estão descascando e sujas.

PONTO DE EMBARQUE E DESEMBARQUE DE ÔNIBUS

Quem é utilitário do transporte coletivo na cidade sabe o quanto é desconfortável esperar o ônibus no Mercado Municipal, pois ali o grande fluxo de pessoas é constante, não há espaço suficiente para todos se sentarem debaixo da parte coberta, o número de pombos que sobrevoam ali também é grande. Pensando justamente em uma melhora na acomodação desses usuários do transporte coletivo propomos a implantação do ponto de ônibus em tubo, pois, assim ali apenas entrariam os usuários dos ônibus, que assim poderiam ficar acomodados e protegidos do sol e chuva e de alguns incômodos que ali acontecem geralmente

MESAS E CADEIRAS

Devido à grande concentração de senhores jogando cartas em volta do Mercado, sentando em muitas das vezes nos bancos que poderiam estar sendo usados por passageiros de taxi e/ou ônibus propomos uma disposição maior de bancos, mesas e cadeiras e uma nova arborização em volta. Claro que deixando aquelas árvores mais antigas e que já proporcionam sombra para os que ali transitam.

PALCO PARA DIVERSAS APRESENTAÇÕES NA ÁREA EXTERNA

Como é do conhecimento de todos existe uma roda de samba e pagode aos fins de semana dentro do mercado, sinônimo de alegria e descontração, levando isso em consideração e os muitos eventos que acontecem em nossa cidade, como apresentações de duplas sertanejas em bares, propõem-se o aproveitamento do espaço externo para a construção de um pequeno palco de apresentações que pode proporcionar tanto a descontração dos que ali estão tanto como trazer de volta um movimento extra ao mesmo, deixando de lado o pensamento de que o Mercado Municipal é só para comprar carne, e sim, além disso, um local de encontro e diversão também.

LOCAL DE DEPÓSITO DE RESÍDUOS

O depósito de lixo, o mau cheiro e o ponto de carroças foi também uma das problemáticas encontradas pela população, pois é nesse mesmo lugar onde é jogado o lixo e dado comida aos cavalos e onde esses mesmos fazem suas necessidades. Referente aos cuidados com os animais propomos a mudança desse ponto de espera para Rua Padre Caldeira esquina com a Rua Major Gerônimo, onde há árvores para que os mesmos fiquem a sombra durante o tempo de espera e não junto ao lixo depositado nas caixas de recolhimento do mercado. Referente à utilização da rua lateral entre o Mercado e o Posto Mercado já foi colocada uma placa de conversão proibida, mas podemos perceber que esta não é respeitada. Em função disto, propõe-se a construção de uma guarita juntamente com uma cancela bem no início da mesma para que ali não entre automóveis e caminhões que não seja para carga e descarga de materiais entregues no mesmo.

PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL

Enfim, revitalizar o Mercado Municipal é necessário, trazer de volta a importância e a frequência deste patrimônio histórico é essencial a nossa história. Revitalizar esse bem é mostrar que nossa geração não está só preocupada em construir, mas também em recuperar e revitalizar sua história trazendo melhoria a todos que dela usufruem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do exposto, mercados municipais são locais destinados á troca de bens e serviços, com um grande fluxo de mercadorias variadas que se encontra em um mesmo local, facilitando a vida da população que pode encontrar os mais diversos produtos em um único local. No projeto em questão, coloca-se à tona os problemas que o Mercado Municipal, um patrimônio histórico da cidade, vem sofrendo devido à interferência do tempo, a falta de manutenção e descaso que o tornou um bem com uma necessidade de recuperação. Foram feitas visitas ao mercado e pesquisa com a população no entorno de Patos de Minas para se colher a opinião, que nos garantiu uma aprovação satisfatória para a revitalização. Na busca da melhor qualidade na construção civil o projeto foi feito baseando-se em reformas sustentáveis essas ações e atividades está no desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente que também deve se proporcionar a conscientização e aprendizagem dos funcionários do mercado com palestras, cartilhas, para que se garanta o bem estar tanta da população quanto da estrutura do mercado. Portanto, garantir um ambiente acolhedor e revigorado para todos, que irá ajudar na mobilidade e trazendo mais a população e visitantes para o mercado.

* Fonte e foto: Projeto Técnico de Revitalização da Área Externa do Mercado Municipal de Patos de Minas-MG, de Ana Caroline de Sousa Silva, Andherson Evangelos Sakai Lopes, Deyvson Fellipe Santos Rodrigues, Jhenmerson Tiago Santos Rodrigues, Natheleen Costa Silva e Saulo Gonçalves Pereira. Publicado na Revista Brasileira de Gestão e Engenharia (Páginas 60-97), edição de Número XVIII, Volume II, Julho-dezembro de 2018.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe