RECEPCIONANDO MARCOLINO DE BARROS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Vindo de Bello Horizonte, chegou a esta cidade, na noite de 18 do corrente, o nosso amigo Exmo. Dr. Marcolino de Barros DD. Presidente e Agente Executivo Municipal.

Avultado numero de cavalheiros amigos foi ao seu encontro, sendo S. Excia. recebido à entrada da cidade por grande grupo de povo, ao esponcar de centenas de foguetes e ao som da philarmonica “Fraternidade”.

O Jardim do Rosario¹, onde estava reunido grande massa de povo, achava-se todo embandeirado, bem como o predio em construcção da Camara Municipal².

D’alli seguiu o povo, precedido da dita philarmonica, em passeata por algumas ruas da cidade erguendo diversos vivas, e indo até a casa do Exmo. Dr. Marcolino, onde, interpretando o sentimento dos manifestantes, falou eloquentemente o nosso talentoso patricio e amigo Exmo. Dr. Itagyba Augusto da Silva, que prendeu o numeroso auditorio, por alguns minutos, com sua palavra fluente e correcta.

O illustre recem-chegado agradeceu commovido a manifestação, fazendo, mais uma vez, sentir o quanto se acha empenhado em trabalhar, sem desfallecimentos, em prol d’esta terra que, embora não seja sua de nascimento, o é de coração, por ser a dos seus filhos.

Terminada a sua breve e eloquente oração, foi servido ao povo profuso copo de cerveja, retirando-se, finalmente, todos em harmonia e bôa ordem.

A Comissão promotora da manifestação recebeu adhesão de todos os districtos, sendo elles portanto representados, bem como a nossa modesta folha.

* 1: Na Avenida Getúlio Vargas, entre as Ruas Olegário Maciel e José de Santana, havia a Capela do Rosário, por isso o local era conhecido por Praça do Rosário (Leia “Capela do Rosário”). Depois que Arthur Thomas de Magalhães construiu um coreto e um jardim, o local passou a ser conhecido como Jardim do Rosário (Leia “Sobre o 1.º Coreto e o Jardim Público”).

* 2: Leia: “Inaugurado o Paço Municipal”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Manifestação” na edição de 28 de abril de 1914 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dois primeiro parágrafos do texto original.

Compartilhe