MARCOLINO FERREIRA DE BARROS − ANIVERSÁRIO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Na noite de 16 do andante [agosto/1907], amigos do Snr. dr. Marcolino de Barros, aproveitando-se da data de seu anniversario natalício¹, fizeram-lhe uma ruidosa manifestação com marche aux flambeaux², precedida da exellente banda de musica − Fraternidade.

O longo presdito, sahindo da casa do dr. Eufrasio Rodrigues, se dirigiu até á residencia do illustre manifestado, em cuja porta orou o eximio facultativo e promotor da justiça publica, dr. Euphrasio Rodrigues, que, em bem elaborado discurso, fez sentir a S.S. o desejo de seus numerosos amigos, empenhados em que o dr. Marcolino não transfira a sua residencia para o municipio visinho de Paracatú³, como tenciona, dizendo mais que o dr. Marcolino fazia alem de tudo, parte tão integrante desta cidade, pelo seu grande valor como advogado, como homem e amigo, que não era muito dizer que não se pode comprehender hoje Patos sem o dr. Marcolino.

Em resposta, disse o dr. Marcolino, que não se comprometia respondendo de modo cathegorico e definitivo mas tudo quanto lhe permittissem as cousas de occasião, aqui ou alem, não se descuidaria dessa magnanima cidade onde o prendiam os vinculos mais sagrados de esposo e pae. Em constantes saudações a massa enorme dos seus amigos o victoriava.

A mimosa e graciosa Senhorita Amanda Alves, filha do nosso estimadissimo amigo, o illustrado clinico dr. Antonio Alves, residente no Carmo do Paranahyba, saudou o dr. Marcolino, saudação que foi delirantemente secundada pelos presentes.

Proverbial em fidalguia e gentilizas, o dr. Marcolino convidou os manifestantes a acceitarem um copo do generoso vinho da Cascata4. Em breve se dissiparia a tão magnifica reunião, si a rapaziada, que não dorme, se esquecesse de transforma-la numa animada soirée que se prolongou até ao clarear da manhã seguinte, numa animação e contentamento geral.

Felicitando ao nosso presado amigo dr. Marcolino, ainda que serodio seja, fazemos votos para que a vontade de seus amigos seja uma realidade para que longa seja a sua vida tão preciosa.

* 1: Marcolino Ferreira de Barros nasceu em 16 de agosto de 1870. Portanto, estava completando 37 anos de vida. Faleceu em 24 de maio de 1932.

* 2: Locução francesa que significa marcha noturna com archotes acesos.

* 3: Leia “Anunciada Mudança de Marcolino de Barros Para Paracatu Causa Reação de Desagrado” e “Dr. Marcolino Residente em Paracatu − 1908”.

* 4: Leia “A Questão da Viticultura” e “Vinho da Fazenda Cascata”.

* Fonte: Texto publicado sem título na edição de 25 de agosto de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Do livro Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

Compartilhe