BABANDO NO CARRO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Babar é um sinal de náusea. Se um cão baba em carros significa que quer vomitar.

Enjoo de movimento é comum em filhotes novos, simplesmente porque o movimento do carro é uma experiência para a qual seu senso de equilíbrio não foi criado. As quatro patas foram feitas para estar sob o controle do cão e firmemente plantadas no chão. Assim como acontece com os humanos, se os filhotes são expostos a viagens de carro frequentes e curtas, o mecanismo de equilíbrio desenvolve-se e adapta-se a este tipo de movimento.

Sem um aprendizado precoce, o enjoo de movimento é mais difícil de controlar. Cães adultos precisam de um treinamento de várias semanas para aprender a não babar ou sentir enjoo quando um carro se movimenta. Eles devem entrar num carro, receber recompensas por não babar e depois sair. Isso deve ser repetido enquanto o motor estiver funcionando. Em seguida deve-se recompensá-lo por não babar com um pequeno movimento e finalmente em passeios de carro. O treinamento pode ser tedioso, e algumas vezes comprimidos para enjoo de movimento são uma solução simples para resolver o problema.

Há outras circunstâncias nas quais os cães abrem as glândulas salivares como torneiras. Alguns fazem isso quando ouvem humanos usando abridores de latas; outros quando veem amendoins, comprimidos de vitaminas ou sua alimentação preferida. Nessas situações os cães esperam receber comida, então começam a produzir saliva. Isso também pode ser uma das razões pela qual os cães que passeiam de carro babam. Alguns cães adultos babam no carro simplesmente porque fizeram isso quando filhotes. Eles não sofrem mais de enjoo de movimento, mas continuam a babar porque se tornou um hábito estabelecido.

* Fonte: Livro 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: blogs.correiobraziliense.com.br, meramente ilustrativa.

Compartilhe