VIDA NO CAMPO DOS IDOS TEMPOS, A − 1

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O COMMERCIO (1914)

Cheia de encantos é a vida do campo, onde o lavrador passa a contemplar os primores da natureza.

Um dedica-se á horticultura, e ahi occupado no preparo da terra, das sementeiras, da irrigação e mondas, sente-se cheio de vida e prazer no meio da grande exuberancia de suas plantações; outro dedica-se á avicultura, e no contemplar a grande variedade dos productos de sua rigorosa selecção, sente-se ufano; outro, entregue á apicultura, nos fornece prasenteiro saborosos favos de mél, producto de sua abelhas; outro, entregue á piscicultura, passa alegre, cuidando do seu viveiro de peixes; outros entregues á árboricultura, á sylvicultura, á zootechnia, etc, vivem presos no meio sorridente, embevecidos com as coisas creadas para uso e goso da humanidade.

Quando fazemos um passeio campestre, e chegamos á casa de um lavrador, longe do bulicio tumultuoso da Cidade e contemplamos as producções da lavoura, saboreando os sazonados fructos, e observando a variedade dos animaes domesticos, sentimos praser inexplicavel. Na roça respira-se um ar mais puro; o camponez tem o thorax mais forte: as doenças pulmonares são mais raras; a nevropathia e atè a tuberculose curam-se com mais facilidade. Melhor diversão tem o homem na roça, do que na Cidade. A pesca, a caça, o estudo das plantas e a observação de todo o creado, é bastante para enlevar o homem.

Admira-me por que não se entregam à lavoura, esse sem numero de Bachareis que vagam por ahi em busca de collocação, nesta terra onde não ha democracia. Os lavradores muito têm contribuído para a prosperidade agricola do Brasil. Aqui mesmo em Patos tivemos um bom exemplo, o do saudoso Cel. Antonio Dias que, deixando o bulicio da Cidade, passou a viver na roça, e, por muitos annos, forneceu ao mercado superior vinho de uvas¹ e superior aguardente de canna de seu fabrico. O Sr. Cel. Farnese Maciel, homem intelligente e industrioso, tambem tem se dedicado à vida do campo, nos dando bons exemplos, pois, faz bôa selecção de reproductores animaes. Na sua fazenda da Gamelleira encontram-se bons specimens Bovino, Cavallar e Suino; bôa canna de assucar e arroz em abundancia. O Sr. Dr. Jacques Dias Maciel está tambem dedicado á agricultura, estabelecendo um campo de demonstrações, mantendo um aprendizado².

* 1: Leia “A Questão da Viticultura”, “Vinho da Fazenda Cascata”, “Virgílio Borges e a Garrafa de Vinho da Fazenda Cascata”.

* 2: Pesquise “instituto patense”.

* Fonte: Texto publicado com o título “A vida do campo” na edição de 08 de março de 1914 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Início do texto original.

Compartilhe