Dentro do contexto econômico patense, GRUPO AUTO PATOS, muito bem dirigido por Oliveiros José da Silva, com a participação de seus filhos nos seus diversos empreendimentos, ocupa lugar de destaque. A reportagem de “A DEBULHA” esteve recentemente nos escritórios da AUTO PATOS S/A (uma das empresas do Grupo), conversando agradável e informalmente com seus diretores e funcionários, sobre suas atividades, planos e também um pouco sobre sua história.
O Grupo teve suas raízes na vizinha cidade de Carmo do Paranaíba, onde iniciou sua trajetória empresarial, vindo desaguar em Patos de Minas, onde entrou no cenário da economia patense com as firmas ARDOPAL (setor de eletrodomésticos) e CASA DAS PEÇAS (setor de auto-peças). Em 1968 o Grupo adquiriu a empresa AUTO PATOS S/A, concessionária de veículos VOLKSWAGEN em Patos de Minas, então pertencente ao grupo liderado por Geraldo Palhares. Em 1974, o Grupo expandiu seus negócios, adquirindo o conhecido PÔSTO ÁGUA LIMPA, localizado na Rua Major Gote, nas proximidades da AUTO PATOS. Sua vocação era crescer, e em 1979 comprou a empresa VIAÇÃO MANCHESTER (VIMA), que até hoje opera o sistema de transportes coletivos da cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo, tendo à frente os diretores Antônio Mansur Neto e Mário Márcio Silva. Atualmente encontra-se em fase adiantada, a implantação da mais nova empresa do Grupo, a AUTO PATOS CAMINHÕES LTDA., que já nasce como uma das maiores instaladas em nosso município.
A EMPRESA AUTO PATOS CAMINHÕES LTDA.
Nossa reportagem manteve contatos com o Diretor-Gerente da empresa a ser implantada brevemente em Patos, Engenheiro Mecânico Rodrigo Castilho de Avelar, e com um dos cotistas, Dr. Eduardo Santos da Silva, sendo o primeiro, genro, e o segundo, filho do Diretor-Presidente da firma, Oliveiros José da Silva. Naquela oportunidade, eles nos confirmaram que está sendo agilizada a implantação para muito breve. Perguntados sobre o que os levou a entrar no setor de caminhões, com a marca VOLKSWAGEN, os mesmos informaram que vários fatores influíram para que isso viesse a ocorrer.
Segundo eles, o ponto inicial analisado, foi a evolução positiva da DIVISÃO DE CAMINHÕES DA VOLKSWAGEN, que, entrando no mercado em 1981, com a aquisição e remodelação da fábrica da CHEYSLER, partiu de uma participação ZERO para uma faixa de 20% do mercado em 1984, com previsão de 30% para o ano de 85, no segmento de caminhões leves e médios. Portanto, uma evolução bastante significativa, num curto período de apenas 3 anos, que motivou um estudo mais acurado das possibilidades de se instalar em Patos de Minas, uma concessionária de caminhões Volkswagen, cujo mercado em franca expansão.
Outro fator que também influenciou nessa decisão, foi a experiência que um membro da família já tem no ramo, uma vez que Wilson José da Silva (irmão do Sr. Oliveiros), já é concessionário de caminhões Volkswagen na cidade paulista de PRESIDENTE PRUDENTE, com a firma COPAUTO CAMINHÕES LTDA., ocupando o 6.º lugar entre as revendas de todo o país.
Partindo desses fatores considerados bastante positivos, e, somando-se a condição da AUTO PATOS S/A ser tradicional e bem sucedida concessionária da linha Volkswagen em nossa cidade e ainda, feito o levantamento sócio-econômico de Patos e região de influência, não ficou dúvida de que o empreendimento era viável.
A iniciativa coube ao Dr. Eduardo e a seu pai, Sr. Oliveiros, que, em conjunto decidiram levar adiante os estudos e levantamentos necessários para que a empresa fosse instalada dentro da maior brevidade possível, uma vez que o mercado de Patos e região, se apresenta muito promissor. De maio a agosto do corrente, agilizou-se o planejamento, sendo que em julho último, estiveram em nossa cidade, dois representantes da VOLKSWAGEN DO BRASIL S/A − DIVISÃO DE CAMINHÕES. Eles visitaram vários locais, inúmeras empresas, conhecendo de perto nosso potencial sócio-econômico, levando de nosso município, as melhores impressões.
Como reflexo dessa visita, imediatamente foi firmado um documento de Aceitação do Grupo Auto Patos, como Concessionário da Linha de Caminhões Volkswagen em Patos de Minas e uma vasta Área de Influência. Esta área de influência abrange várias cidades de nossa região, entre as quais podemos destacar: Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa, Rio Paranaíba, Tiros, Arapuá, Campos Altos, São Gotardo, São Gonçalo do Abaeté, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Patrocínio, Coromandel, Monte Carmelo, Romaria, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Iraí de Minas, Cascalho Rico, Araxá, Presidente Olegário, Lagamar e Vazante.
A AUTO PATOS CAMINHÕES será a 7.ª concessionária a ser instalada em Minas Gerais, e vale aqui acrescentar, que a VOLKSWAGEN DO BRASIL − DIVISÃO DE CAMINHÕES, tem revendas em todas as unidades da federação, o que facilita a colocação de seus produtos no mercado. Fomos informados pelos diretores da AUTO PATOS CAMINHÕES, que a DIVISÃO DE CAMINHÕES DA VOLKSWAGEN, mesmo em tempo de crise, vem crescendo em cerca de 60% ao ano, tendo produzido em 83, cerca de 3.800 unidades; em 84 a produção alcançou 6.000 unidades e em 85, estima-se em 10.000 caminhões o volume de produção daquela empresa. Esse crescimento − enquanto o setor de caminhões como um todo, apresentou até o final de 83, uma queda sensível nas vendas, recuperando-se em apenas 20% em 84 − demonstra a aceitação dos caminhões leves, médios e semi-pesados da linha Volkswagen dentro e fora do nosso mercado, uma vez que parte dessa produção está sendo exportada. Como exemplo, os cotistas, Eduardo e Rodrigo citaram a firma ARMAZÉM MARTINS, da cidade de Uberlândia, que recentemente adquiriu de uma só vez, 50 caminhões Volkswagen. Todos os 50 veículos foram “TRUCADOS” aqui em Patos de Minas, na firma Trucks Hélio Ltda.
AS INSTALAÇÕES
A Auto Patos Caminhões será instalada na Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira (Rodovia do Milho Km 2,2) nas proximidades do Trevo da Pipoca, facilitando assim o seu sistema operacional, melhorando a assistência que a empresa oferecerá aos caminhoneiros e viajantes que estejam trafegando pelas BRs 365 (Rodovia do Sal) e 354 (Rodovia do Milho). Para tal, foi adquirido da Agropatos, um terreno com 17.000 m², e nele serão edificadas as seguintes instalações: Galpão Industrial, destinado a armazém de peças e oficinas, com uma área de 1.100 m²; Edifício para Escritórios (administração), com dois pisos e uma área de 400 m²; Anexos Diversos, para funilaria, pintura, lubrificação e lavagem de veículos, desencarretador, alojamentos, refeitórios e área de lazer.
Importante salientar que, na elaboração do projeto, foram respeitadas todas as árvores existentes no terreno (mangueiras, árvores cítricas, eucaliptos, etc.), além de ser plantada uma extensa área gramada, que será utilizada para exposição de veículos. Outro fator importante e que vale aqui ser destacado, é que a totalidade da obra está sendo executada com produtos aqui de Patos de Minas. Como exemplo, a parte da Estrutura Metálica e Cobertura, está sendo fabricada e será montada pela Diferpam, representando cerca de 20% do custo da obra. Toda a alvenaria e demais materiais que serão utilizados, serão também adquiridos em Patos, prestigiando nosso comércio, injetando aqui mesmo os recursos financeiros que serão gastos na sua construção.
Segundo os diretores da empresa, a área total construída será de 1.600 m², e no início de 1985, parte dessa obra estará concluída e a empresa deverá então entrar em operação. O Projeto Global será concluído em 3 anos, acompanhando assim a evolução da própria empresa. Na fase inicial da construção das instalações, estarão diretamente envolvidas na obra (através da Auto Patos) cerca de 30 pessoas, além dos empregados das firmas que estão prestando serviços ao projeto. Na fase inicial de operação da nova empresa, serão gerados mais de 15 novos empregos, e na fase final do projeto, esse quadro poderá alcançar 50 empregos diretos.
DIRETORIA E COTISTAS
A nova empresa integra o Grupo Auto Patos, e terá na sua Presidência, o próprio Presidente daquele grupo, Oliveiros José da Silva. Como Diretor-Gerente, está seu genro, Rodrigo Castilho de Avelar, que é o Engenheiro Mecânico. Participam na qualidade de Cotista, os filhos de Oliveiros: Eduardo, Romero, Mário Márcio, Dayse (esposa de Rodrigo), Rubens e Mary.
A LINHA A SER COMERCIALIZADA
Caminhões Diesel e Álcool, nos modelos Leves, Médios e Semi-Pesados. No segmento de veículos leves, a empresa oferecerá aos seus clientes os caminhões 6.90 e 6.80 (Peso Bruto Total – 6 toneladas); no segmento de caminhões médios, a empresa terá para revenda o 11.130 (PBT-11 Toneladas); e na área nos semi-pesados, o 13.130 (PBT- 13 toneladas em diversas configurações de chassis e reduções).
Este último, tem PBT de 21 toneladas, com instalação do terceiro eixo. Todos esses caminhões com o motor Diesel MWM, transmissão Clark e diferencial Timkem, e possuem Cabines Basculáveis, sendo a única linha de veículos leves e médios com essa característica no País.
Na linha a Álcool, a empresa terá para revenda o E-21, cuja principal característica é a robustez. Projetado para levar 21 toneladas, o E-21 tem dados confiáveis do Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo, que atestam casos em que ele tem transportado até 50 toneladas, saindo de fábrica equipado com terceiro eixo e tração 6 x 4.
Ainda segundo os diretores da Auto Patos Caminhões, numa pesquisa efetuada em todas as divisões da Volkswagen Werke-AG mundial, foi atribuído à Divisão de Caminhões da Volkswagen do Brasil S/A, o prêmio de qualidade, atestando o alto nível dos caminhões aqui fabricados, e que brevemente serão comercializados em Patos de Minas e toda a região.
CONCLUSÃO
Conforme pode-se avaliar através das informações que colhemos junto aos diretores Eduardo Santos da Silva (Grupo Auto Patos) e Rodrigo Castilho de Avelar (Auto Patos Caminhões), bem como junto ao competente funcionário daquele Grupo, Roberto Rodrigues Marques, a nova empresa surge realmente com força total, devendo ocupar no cenário econômico patense, um lugar de destaque.
Para Patos de Minas e região, será uma importante conquista, que virá beneficiar nosso desenvolvimento sócio-econômico, injetando na nossa economia, substancial soma de recursos financeiros. Patos começa a dar sua arrancada definitiva rumo ao almejado progresso, e a instalação de uma empresa do porte da Auto Patos Caminhões, com certeza, contribui para que esse ideal de todos nós, receba uma dose de ânimo e otimismo.
* Fonte: Texto de Antônio Laércio da Rocha publicado com o título “Auto Patos Caminhões Ltda.” e subtítulo “Mais uma grande Empresa a se instalar em Patos” na edição n.º 105 de 15 de dezembro de 1984 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.
* Foto 1: VW 6.80 − 1986, de mercadolivre.com.br.
* Foto 2: VW 11.130 − 1986, de mercadolivre.com.br.