“TRENZINHO SONHADOR” EM BRASÍLIA

Postado por e arquivado em ARTES, TEATRO.

A apresentação do musical infanto-juvenil Trenzinho Sonhador¹ no Teatro Nacional de Brasília – Sala Martins Penna, no último dia 03 de junho, mostra que o interior vai aos poucos se impondo como centro irradiador de cultura, mudando o conceito de que é apenas mero consumidor do que vem dos grandes centros. A importância dessa apresentação em Brasília cresce também na medida em que fortalece aquilo que a Fundação Cultural do Alto Paranaíba – FUCAP, vem sempre insistindo, ou seja, o surgimento de uma nova realidade nas relações culturais, criando assim um intercâmbio de mão-dupla entre o interior e os grandes centros, e fica claro que, se preciso for, a FUCAP andará na contra-mão.

O “Trenzinho Sonhador” que já foi apresentado em Patos em dezembro último, é uma viagem de sonho e fantasia rumo à “Terra do faz-de-conta”, para crianças de 1 a 80 anos. O elenco é composto de 34 artistas patenses, entre atores, bailarinos e músicos. O texto e direção é de João Marcos Pacheco e Suely Pacheco, direção musical de Wagner Pereira, direção coreográfica de Lúcia Queiroz e cenários e figurinos do mestre Vivente Nepomuceno, que é homenageado pela FUCAP com este espetáculo. Destacamos aqui, que as bailarinas do “Trenzinho Sonhador” são todas integrantes do Grupo de Dança da FUCAP.

Nas duas sessões em que se apresentou na Sala Martins Penna, cuja lotação é de 399 lugares, “Trenzinho Sonhador” levou um público de aproximadamente 600 pessoas. O espetáculo foi muito bem recebido pelo público brasiliense, que aliás se espantou com o nível de qualidade do mesmo. Membros da Fundação Cultural do Distrito Federal, que é a administradora do Teatro Nacional, disseram, inclusive, que este espetáculo supera muitos grupos de teatro que já se apresentaram no “Martins Penna”, mesmo com todos os recursos técnicos que estes dispõem. Enfim, a ousada viagem ao “mundo da fantasia” proposta pelo “Trenzinho Sonhador” em Brasília deu certo, sendo este o primeiro espetáculo mostrado pela FUCAP a ser apresentado na Capital Federal.

A FUCAP deixa aqui um agradecimento especial ao Prof. Altino Nunes Nascentes, Dr. Wando Pereira Borges, João Batista Oliviéri, Dr. Paulo Hernane de Araújo, Wilson Morais, Romero Nepomuceno, Ir. Lino Moresco, Sérgio Vianna e a todos quantos tenham emprestado seu apoio a este espetáculo.

O “Trenzinho Sonhador” deveria ter sido apresentado também em Belo Horizonte no último dia 10 de junho, no Teatro Francisco Nunes. Devido a um desentendimento entre a direção do Teatro, o grupo de teatro que está em temporada no Francisco Nunes e a direção da FUCAP, não foi possível a apresentação do “Trenzinho Sonhador” na data marcada. Foi um fato bastante desagradável, mas que de maneira alguma descarta a possibilidade da apresentação do espetáculo em Belo Horizonte, onde ano passado a FUCAP já apresentou o musical VINÍCIUS − O POETA DO AMOR, aliás muito bem recebido pelo público belorizontino. Isso veio apenas adiar esta apresentação, e a FUCAP já está tentando marcar outra data na Capital Mineira para muito em breve.

Enquanto isso não é concretizado, o “Trenzinho Sonhador” continua seu circuito de apresentações, e neste sábado, dia 16 de junho, estará em VAZANTE, no Cine Eldorado em duas sessões, às 17 e 19 horas.

Confirmada também a apresentação do “Trenzinho Sonhador” dentro do FESTIVAL DE INVERNO DE ITABIRA, dia 15 de julho. Contatos estão sendo feitos também para possíveis apresentações nas vizinhas cidades de Patrocínio, Monte Carmelo, Carmo do Paranaíba e outras cidades do Alto Paranaíba.

* 1: Leia “Sobre o Trenzinho Sonhador”.

* Fonte: Texto de Sônia Maria Pereira (Chefe do Setor de Divulgação da FUCAP) publicado com o título “Trenzinho Sonhador em Brasília − O interior ganhando espaço” na edição n.º 93 de 15 de junho de 1984 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Do texto “Sobre o Trenzinho Sonhador”, publicado em 03/03/2015.

Compartilhe