FARMÁCIA DE CARLOS DA COSTA SOARES À VENDA − 1905

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

O Major Carlos da Costa Soares nasceu em Paranaguá-PR em 24 de setembro de 1866. Formou-se em Farmácia em junho de 1889. Foi para Formiga-MG onde se casou e logo depois veio para Patos, onde exerceu a profissão por muitos anos, sendo um dos pioneiros no ramo. Foi professor no colégio do Dr. Jacques Dias Maciel (Instituto Patense). Foi Vereador, eleito em 1904. Manteve escola primária particular, ao lado da esposa Maria Carolina Andrade Soares, no fundo do Largo da Matriz, hoje Praça Dom Eduardo. Faleceu em Formiga, aos 82 anos, em 04 de abril de 1949. Nesse anúncio de 1905, consta que ele colocou à venda sua farmácia no Largo da Matriz, esquina com o Beco do Soares¹. Interessante é que em 1908 ele recebeu um oficio convidando-o a legalizar a abertura de sua farmácia, o que revoltou o jornal O Trabalho². Só pode: ele vendeu aquela e abriu essa!

* 1: Hoje o Largo da Matriz é a Praça Dom Eduardo. Esse Beco do Soares, um alfaiate que lá residia, ficava entre as atuais Ruas Deiró Borges e Teófilo Otoni. Pra depois, não tinha ruas. Com o crescimento da Cidade, o Beco do Soares se prolongou e temos hoje a Rua Alfredo Borges.

* 2: Leia “Disparate Contra o Major Carlos da Costa Soares”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 20 de setembro de 1905 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Compartilhe