SOBRE O GADO DO DR. ITAGIBA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O forte criador de gado zebú, Dr. Itagiba Augusto da Silva, que tem a responsabilidade de ser o mais antigo selecionador do município, responsabilidade esta acrescida do fato de ter sido o seu pai o cel. Augusto Ferreira da Silva, o introdutor do boi indiano, em nosso meio, teve a gentileza de convidar a Folha para apreciar uma partida de tipos escolhidos e criados em suas magnificas invernadas.

O nosso representante que não é entendido do assunto, teve a oportunidade de ouvir de varios fazendeiros presentes as mais lisongeiras referenciais aos produtos expostos. Na opinião geral, os tipos apresentados podiam emparelhar-se com os melhores exemplares conhecidos nos grandes centros de produção de gado indo-brasileiro.

A Folha registra o fato, com ufania, pois que êle atesta o alto gráu a que está atingindo a pecuaria patense, nossa ainda principal fonte de riqueza economica¹.

* 1: Leia “Gadomania: A Esperança do Zebu na Década de 1940”, “Pecuária: Ascensão e Queda na Economia Patense”, “Dominante, o Guzerá de Abner Afonso de Castro” e “Palacete de Itagyba Augusto da Silva”

* Fonte: Texto publicado com o título “Partida de gado zebú” na edição de 14 de junho de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Início do texto original.

Compartilhe