CLINTON BORGES NAUFEL ATÉ 1981

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Clinton é filho de Armindo Elias Naufel e Jovelina Borges Naufel. Casado com Mariza Terezinha Santos Naufel, dessa feliz união, nasceram Alexandre, hoje com 10 anos e Wladimir com 8 anos.

Em 1951, seu pai chegou a Patos, assumindo a contabilidade da casa DRAGÃO, que na época liderava o comércio da região; graças ao espírito dinâmico, “seu Armindo”, que era conhecido pela juventude patense como “Paizinho”, desenvolveu outras atividades como, diretor do Esporte Clube Mamoré, do Patos Tênis Clube e foi também um dos fundadores da Associação Comercial de Patos. Durante muitos anos dirigiu o escritório de vendas da Vasp.

Clinton, juntamente com os seus irmãos Winston e Rose, participaram ativamente de uma época marcante na cidade: muita festa, muita competição esportiva e um desenvolvimento maravilhoso.

Assim sendo, Clinton promovia semanalmente famosas brincadeiras dançantes em sua residência, no final da Major Gote, reunindo a juventude da cidade. Pelo Patos Tênis Clube, foi campeão de natação. Fundou, junto com outros colegas, o Grêmio Estudantil “Paulo Setúbal”, do Colégio Estadual, quando lançou o jornal o “Espelho”, órgão de saudosa memória.

Em 1965 esteve na África, participando do “Batalhão Suez”, ficando 14 meses no exterior. Na época, sua roda de amigos era grande: Tomaz Borges, José Eurípedes do Carmo, A. Caetano Filho, Maurinho Moura, Jurandir Leal, José Secundino, Dinamar Costa, José Augusto de Lima, Agenor Gonzaga, Gê e Antônio Porto, Antônio Libânio, Deiró Borges e outros jovens, que juntamente com ele ativavam Patos.

Hoje, Clinton é o Superintendente de Crédito da Região Centro Oeste, do Banco Nacional de Crédito Cooperativo, BNCC, um banco que está em grande fase de expansão. Dentro dessa área, o nosso conterrâneo tem sob sua atuação, os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

O BNCC tem participado e ajudado a região. Especificamente em Patos, só de comercialização de leite, há um movimento de mais de Cr$ 40.000.000,00 mensalmente.

Segundo Clinton a intenção do BNCC é atuar mais em Patos, graças ao dinamismo da atual Cooperativa de Patos, que ele considera muito bem organizada, dirigida por pessoas interessadas no progresso da região e desenvolvimento dos associados.

O BNCC está estimulando a Cooperativa de Patos a trabalhar também na comercialização de grão dos cooperados. E, Patos, na opinião de Clinton já tem “know-how” para isso.

Recentemente esteve na inauguração do Posto de Resfriamento de leite da Cooperativa de Patos, em Lagoa Grande, município de Presidente Olegário¹, uma obra financiada pelo BNCC, ocasião em que viu de perto, novamente, o desenvolvimento regional.

O nosso focalizado emociona-se toda vez que fala em nossa cidade, onde viveu por longos anos e que ainda hoje, não esqueceu.

* 1: Lagoa Grande foi Distrito de Presidente Olegário até 27 de abril de 1992, quando, através da Lei 10.704, foi emancipado e tornou-se Município.

* Fonte e foto: Texto publicado na coluna Conterrâneo Ausente com o título “Dr. Clinton Borges Naufel” e subtítulo “Superintendente de Crédito ‘Região Centro Oeste’ do BNCC – Um grande amigo de Patos” da edição n.º 32 de 15 de setembro de 1981 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

Compartilhe