CONSERVATÓRIO PLANEJA BANDA MUNICIPAL EM 1996

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS, MÚSICA.

O Conservatório Municipal de Música “Professora Galdina C. C. Rodrigues” está desenvolvendo um projeto de importante aspecto sociológico, pois suas diversas finalidades tem como a de maior destaque o resgate dos chamados “meninos de rua”, pretendendo integrá-los, ajustá-los e socializá-los junto ao seu meio-ambiente, combatendo as agressividades e desenvolvendo potencialidade e sensibilidades de que são portadores, para com isso proporcionar condições que lhes possibilitem melhores resultados no aprendizado musical, além de permitir uma possível descoberta de talentos entre os menores abandonados.

O projeto em si consiste na formação da Banda Municipal, dividida em Banda Marcial e Banda Musical, resultante da fusão da fanfarra do CAIC com a Lira Mariana Patense, aproveitando os mais de cem instrumentos das duas agremiações, musicais que se encontram sem utilização no momento.

Já existem 130 interessados devidamente inscritos, e os alunos aprovados em seleção a ser efetuada serão integrados ao projeto, participando de um curso no CAIC com aulas a serem ministradas duas vezes por semana, tanto da parte teórica como instrumental. A escolha do nome da Banda Municipal será feita através de votação popular, com os votantes concorrendo a um violão oferecido pela empresa Roma Video.

As sugestões poderão ser depositas no CAIC, na Divisão de Cultura da Prefeitura Municipal e no próprio Conservatório. Dentre elas serão escolhidas cinco por uma comissão a ser formada, das quais a definitiva será o da preferência do prefeito Jarbas Cambraia, entusiasmado e imediato colaborador do projeto de grande interesse social desenvolvido por nosso Conservatório.

* Fonte: Texto publicado com o título “Conservatório Vai Formar Banda Municipal” no n.º 9 de 1.º de setembro de 1996 do jornal O Tablóide, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Da mesma fonte, de quando o Conservatório funcionava no seu 1.º endereço, a Escola Municipal Jacques Corrêa da Costa. Leia “Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues”.

Compartilhe