WANDER PORTO LANÇA “ENQUANTO A BANDA TOCAVA UM BLUES”

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, LITERATURA.

Um dos grandes nomes da poesia patense, Wander Porto, lançou, no dia 29 de março passado, em Brasília, o livro “Enquanto a Banda Tocava um Blues”.

O evento deu-se no Restaurante Bella e Rô, situado no térreo do Hotel Comfort Suites – Brasília, na Quadra 4 do Setor Hoteleiro Norte. O referido Hotel fica ao lado da Torre de TV, perto do Brasília Shopping. O restaurante é de propriedade do jornalista e músico Marcel De Brot, parceiro musical do patense Roberto Dalla e do próprio Wander Porto.

Durante o Lançamento, a boa música esteve presente na voz do compositor e cantor Alberto Salgado, que foi duas vezes contemplado no Prêmio da Música Brasileira Regional. Uma das músicas do recente álbum do Alberto Salgado é “Cabaça D’Água”, parceria dele com Wander Porto.

Foram registradas as participações de diversos amigos, sobretudo patenses. Marcaram presenças, por exemplo: Antônio Eustáquio Corrêa da Costa – Tatá e a esposa dele, a Sonja Cavalcanti; Dirlene Maria de Lima; Jayme Wesley de Lima; Abel Eustáquio de Faria; Esther Lima; Paula Carvalho; Elaine Soares Viegas; Marcel De Brot; Caio Tibúrcio; Wilson Pereira e a esposa Fátima; Iraci Pereira; Ricardo Barcelos e a esposa Jaqueline; Wilson Morais; Luís Clementino; Lizete Scottom Leal, namorada do Wander Porto, e familiares; Donizete Porto; Denise Lyrio Pacheco; Marineide Oliveira e família; Evandro Éboli, jornalista …

“Muito Prazer – Todo Meu!” (1992) e “Sopro da Madrugada” (2000) são as duas obras anteriores do poeta. Agora, com “Enquanto a Banda Tocava um Blues” Wander Porto inscreve o nome dele no rol dos maiores escritores da história de Patos de Minas, ao lado de, por exemplo, Altino Caixeta de Castro, Wilson Pereira, Hildo Honório do Couto, Autran Dourado, Carmo Bernardes. São 300 páginas da Poesia Iluminada que mora na lua, nos astros … e visita a terra apenas de quando em quando.

Veja o que o Wander diz em um dos poemas do livro, pagina 18, escolhido aleatoriamente:

Monólogo

Ensaio são desejos
Onde sonho teu corpo
E não mais me sinto

Ensaio são miragens
Onde ouço teus olhos
E não mais me vejo

Ensaio são cenários
Onde grito teu nome
E não mais me ouço

Ensaio são conversas
Onde beijo tua língua
E mordo minha boca

Ensaio são sobejos
Onde me resto ao chão
E já não sinto teus passos.

Estreia
É o dia
Que não veio

Sim! Na poesia, Wander Porto alcançou os desejos dele, as miragens, o cenário. E batemos palmas para a estreia desse patense ilustre no rol dos nossos melhores poetas.

* Fonte e foto: Texto de Caio Tibúrcio publicado com o título “Wander Porto lança livro em Brasília” e subtítulo “Livro com belos poemas foi lançado na noite do dia 29 de março, em Brasília” na edição de 06 de abril de 2019 do jornal Folha Patense.

Compartilhe