Foi só lançar o Shopping Center Primeira Via e o Katamaran Park Hotel, nos dias 23 e 24 de agosto, para Lucas Amorim Alves e José Alves Filho, diretores da INCAL, terem a resposta positiva dos comerciantes patenses. Nos dois primeiros dias de vendas, foram negociadas quase todas as 112 salas comerciais do Shopping, conforme informação prestada por José Alves. No “stand” da incorporadora, colocado no terreno onde será erguida a obra, na Rua Major Gote 1881, uma maquete se encontra exposta, mostrando a beleza arquitetônica do complexo Shopping/Hotel.
Só para se ter uma idéia da grandeza da obra, pode-se citar que a área do Shopping possui cerca de 15 mil metros quadrados. As 112 lojas possuem dimensões variadas e serão ocupadas pelos mais diversos setores do comércio patense, desde lanchonetes e boutiques até supermercados e lojas de eletrodomésticos. O Shopping Center Primeira Via foi projetado com 3 pavimentos e terá garagem no subsolo. O acesso às lojas será totalmente independente do Katamaran Park Hotel, com entrada pela Rua Major Gote.
Já o hotel, com sete pavimentos, terá sua entrada pela Rua Pará e contará com 60 apartamentos e 14 suítes, com certeza, do melhor acabamento possível, tradição que José Alves Filho traz consigo. A administração do Katamaran ficará por conta da própria INCAL. Um Centro de Convenções com capacidade para 250 pessoas e entrada independente do Shopping pela Major Gote, também faz parte do hotel, que contará ainda com restaurante, scoth bar, galeria para exposições de artes plásticas, salão de jogos e uma bela piscina com bar, na cobertura. A área total do hotel gira em torno dos 8,5 mil metros quadrados, donde se conclui que a área de todo o complexo terá mais ou menos 23,5 mil metros quadrados.
Amor à profissão – A INCAL surgiu em março deste ano quando Lucas Amorim Alves e José Alves Filho decidiram se tornar sócios, aproveitando, segundo o próprio Lucas, o “know-how” de José Alves que desde 1968 trabalha com construção civil. Para Lucas, a INCAL é uma continuação do trabalho de seu sócio e também da filosofia dele “de construir bem, como o Zé sempre fez”. Ele entende que nem é preciso comentar as obras de José Alves. “Para aqueles que se interessam por construção, é fácil perceber o nível de qualidade das obras dele”, comenta Lucas com segurança.
Os dois diretores da INCAL não escondem, e nem precisariam esconder, que é preciso haver um certo retorno financeiro para se trabalhar com construção civil. Mas, embora reconhecendo a importância do retorno financeiro, Lucas e José Alves não procuram disfarçar o gosto pelo que fazem. Lucas entende que “há, acima de tudo o prazer pelo que estamos fazendo; o prazer de fazer bem feito. São coisas que nos estimulam”. José Alves, por sua vez, diz que jamais poderia fazer o que faz se isso não lhe trouxesse um retorno financeiro, porém possui amor pelo que realiza. “A razão da minha vida, hoje, é fazer construção”, revela José Alves.
Ele, José Alves, afirma que iniciou em construção civil quase por acaso, quando, em 1968, teve que suprir a falta de um auxiliar de seu cunhado José Tuffi Elias, em Belo Horizonte. Em Patos, só para citar duas de suas obras, José Alves construiu, num passado mais recente, o Eden Motel, considerado o melhor motel do interior mineiro e, em 1971, foi responsável, juntamente com seu cunhado, pela construção do primeiro edifício somente de salas comerciais de Patos de Minas – o Maia do Amaral.
Se José Alves Filho e Lucas Amorim Alves já esperavam uma resposta positiva do comércio patense no que se refere ao Shopping Center Primeira Via, eles realmente não estavam se iludindo à toa. Aqueles que foram ao “stand” da INCAL na Major Gote durante os dois dias de lançamento do maior empreendimento imobiliário da história de Patos de Minas, puderam constatar, pela maquete da obra, que o complexo Shopping/Hotel é tudo aquilo (e talvez até mais), que comentam dele por aí. Não só a INCAL, mas Patos de Minas como um todo estão de parabéns pelo hotel e centro comercial que terão em breve.
* Fonte e foto (da capa): Texto publicado com o título “Lançado o Shopping/Hotel” no n.º 146 de 31 de agosto de 1986 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.
* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.
