TEXTO: EITEL TEIXEIRA DANNEMANN (2024)
Em 1981, durante a construção da estrada para Presidente Olegário e adiante até a BR-040, tiveram início as discussões sobre o trânsito pesado no Centro. Numa entrevista concedida em 30 de setembro à revista A Debulha¹, o então Secretário Geral do Ministério dos Transportes, Wando Pereira Borges, foi questionado a respeito do trecho de sete quilômetros que hoje liga a BR 356 ao trevo da Avenida Marabá, a Rodovia do Contorno. Eis o que ele afirmou:
Essa decisão é difícil, porque a não realização daquele trecho, vai implicar em tráfego pesado nas ruas da cidade, mas temos uma opção para continuarmos durante mais algum tempo sem a construção daquele anel rodoviário e o tráfego pesado não acabar com o pavimento das ruas de Patos.
Na edição seguinte da revista (15 de outubro), o articulista Murilo Corrêa da Costa, em sua coluna Periscópio, considerando o assunto da entrevista de extrema seriedade, opinou:
Francamente não consigo concordar com o importante homem público quando ele se manifesta tão pessimista quando se refere aos sete quilômetros que faltam para completar a rodovia que está sendo feita e muito bem feita pelo DER-MG… Meu Caro Dr. Wando, ninguém em Patos ignora que interesses particulares estão impedindo que o trecho de sete quilômetros seja construído e, lamentavelmente, a impressão que fica é de que o ilustre Secretário Geral do Ministério dos Transportes está dando uma força aos que estão retardando a conclusão da rodovia… Todos nós queremos a estrada até Poções mas nós que moramos aqui e não em Brasília queremos ver o centro da cidade livre dos pesados veículos que a todo momento atravancam as nossas ruas e acabam com a pavimentação.
Em 15 de junho de 1985, o articulista José Afonso comentou em sua coluna Comunicando da revista A Debulha:
Em breve será iniciada a pavimentação de mais um trecho da rodovia que nos liga à BR-040, passando por Presidente Olegário. Enquanto isso aguarda-se para julho o final da pavimentação do nosso anel rodoviário, que vira desafogar o trânsito na cidade.
Está muito bem evidente a importância dessa obra, que é desviar o trânsito pesado do Centro da Cidade por três básicos e fundamentais motivos: melhorar demasiadamente o tráfego de veículos, diminuir o risco de vida aos pedestres e evitar o afundamento das vias (evitando enormes prejuízos aos bolsos dos Contribuintes). Infelizmente, de lá para cá, DEZ prefeitos ocuparam o Trono do Executivo e nenhum deles, absolutamente nenhum deles, teve a DIGNIDADE de fazer o que era para ser feito desde a inauguração da obra. Trinta e nove anos (39) depois da rodovia pronta, as carretas e caminhões pesadíssimos continuam a trafegar pelo Centro da Cidade, complicando o trânsito, colocando em risco a vida dos pedestres e causando enormes prejuízos ao erário municipal. É o anarquismo!
* 1: Leia “Wando Pereira Borges Fala de Suas Ações em Prol de Patos de Minas e Região”.
* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.
* Foto (30/12/2023): Eitel Teixeira Dannemann.