PROLONGAMENTO DA RUA GENERAL OSÓRIO NOS IDOS TEMPOS DE SANTO ANTÔNIO DOS PATOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Até 1917, a Rua General Osório, com início na Praça da Distribuidora¹, hoje Praça Desembargador Frederico (a da antiga Rodoviária), terminava na hoje Avenida Getúlio Vargas, naquele tempo conhecida como Praça da Matriz (a antiga) e hoje Praça Dom Eduardo. Para baixo, até a Rua Tiradentes, era terreno pertencente a Itagyba Augusto da Silva². Naquele ano, o poder público resolveu levar a Rua General Osório até a sua colega Tiradentes através dessa Lei:

Lei N. 205, de 16 de Outubro de 1917.
O povo do Municipio de Santo Antonio dos Patos por seus representantes, na Camara Municipal, decretou e eu, em seu nome, sancciono a seguinte lei:
Art. 1.º − Fica o Agente Executivo auctorizado à abrir uma rua em prolongamento da rua “General Osorio”, communicando o “Largo da Matriz” com a rua “Tiradentes”, podendo para isto, entrar em accordo com o Dr. Itagyba Augusto da Silva, proprietario do terreno que tem de sêr occupado pela referida via publica, concedendo-lhe para construcções terreno equivalente em outro ponto do patrimonio.
Art. 2.º − Revogam-se a disposições em contrario.
Dada no Paço da Camara Municipal da cidade de Santo Antonio dos Patos, aos quinze (15) dias do mez de Outubro do anno de mil novecentos e dezesete (1917).
Adelio Dias Maciel, Vice-Presidente da Camara em exercicio.
Sellada, publicada e registrada nesta Secretaria da Camara Municipal da Cidade de Santo Antonio dos Patos, aos dezeseis (16) dias do mez de Outubro do anno de mil novecentos e dezesete (1917).
O Secretario do Municipio, Américo José de Sant’Anna.

Por enquanto não se descobriu registro histórico sobre o quando a obra foi realizada. O que se sabe é que em 1921 o Dr. Itagyba construiu o seu palacete ao lado, bem na esquina com a então Praça da Matriz³.

* 1: Leia “Estação Distribuidora em 1915”.

* 2: Leia “Itagyba Augusto da Silva − Formatura”, “1.º Mausoléu do Cemitério Santa Cruz”, “Sobre o Gado do Dr. Itagyba”.

* 3: Leia “Palacete de Itagyba Augusto da Silva”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Texto publicado na edição de 04 de novembro de 1917 do jornal Cidade de Patos, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe