SANTANA DE PATOS: TRÁGICA MORTE DO FOGUETEIRO BERNARDINO, RECONSTRUÇÃO DE PONTE E CANALIZAÇÃO D’ÁGUA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Deu-se neste arraial terrivel desastre.
Ás tres horas da tarde de ante-hontem, deu-se na casa de residencia do fogueteiro Sr. Bernardino José de Senna a explosão de grande quantidade de polvora, resultando a morte desastrosa e instantanea do mesmo.
Immediatamente ao enorme estampido que fez tremer os edificios, o povo em massa affuiu cheio de panico ao logar do desastre, ainda coberto de fumaça. A casa estava quasi toda demolida. Dos escombros foi retirado o cadaver da victima todo contundido; faltava-lhe o braço direito, que foi encontrado em cima da casa. Ignora-se como se deu a explosão, porque a victima havia retirado do calor do sol cerca de 5 kilos de polvora feita de materies muito inflammaveis, condusindo-a a seu quarto onde se deu a explosão. Joaquim Luiz, ajudante de Bernardino, achava-se trabalhando na sala proxima ao referido quarto, conseguir sahir salvo apezar de lhe ter cahido uma parede.
Paz a alma do inditoso morto e pezames aos seus parentes.

Com o concurso dos habitantes deste districto e devido ao patriotico esforço dos Snrs. Manoel Jose do Nascimento e Marinho Rodrigues, acha-se reconstruida a ponte do rio Paranahyba, proxima a esta povoação.

O sr. Dr. Max Haas contractou os serviços os serviços da canalisação d’agua para as casas das Sras. D.D. Ignacia, Anna Tereza e Juca Mandú, mediante 6 contos de reis.
Que pena não se estender tão grande beneficio a toda a população!…

* Fonte e foto: Edição de 21 de novembro de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

Compartilhe