AMPARO MATERNAL EURÍPEDES NOVELINO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A instituição Amparo Eurípedes Novelino¹ está em regular funcionamento desde 09/12/1992. Caracteriza-se como uma entidade prestadora de serviços na área da Assistência Social, ofertando um conjunto de projetos que integram a proteção social básica, de caráter filantrópico, de direito privado, de fins não lucrativos, com vigência indeterminada.

As atividades ofertadas consistem em ações de inclusão social para crianças e adolescentes de 03 a 17 anos com o objetivo de desenvolvimento social e prevenção de vulnerabilidades e riscos sociais, tais como vivência de desigualdades sociais, da pobreza e da exclusão social. A entidade segue uma postura observando e valorizando os vínculos afetivos, os espaços de socialização e o acesso aos principais direitos afiançados pelo ECA como os direitos à convivência familiar e comunitária, à educação, à saúde, à profissionalização, ao lazer, à alimentação, à cultura, enfim, defende o direito desses cidadãos de viverem uma vida a salvo de toda forma de violência, opressão ou negligência.

Nesse sentido, oferece um espaço de desenvolvimento com dinâmicas que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a socialização, a inclusão e o empoderamento de crianças e adolescentes, por meio de atividades de cultura, esporte, lazer, complementação escolar, tecnologia, dentre outras.

Atualmente, a instituição atende 202 crianças e adolescentes. Para o melhor desenvolvimento e organização das atividades, possui um quadro de pessoal adequado, com uma gestora, uma assistente social, uma psicóloga social, seis educadoras sociais, um assistente administrativo, duas cozinheiras, uma captadora de recursos e uma instrutora de informática.

Os recursos financeiros utilizados em 2020 para manutenção da entidade e dos programas ofertados foram provenientes de doações de pessoas físicas e jurídicas, parceria com o Poder Público Municipal a título de subvenção social, realização de bazares e vendas de rifas.

Em razão da pandemia da COVID-19 os planejamentos da Instituição foram drasticamente modificados, porém, o trabalho social com as famílias permaneceu em menor escala e com demandas atípicas relacionadas diretamente com questões de enfrentamento ao Coronavírus, tais como demandas por itens de alimentação e higiene, vestuário e dificuldades com acesso aos conteúdos escolares, tanto online como impressos e acompanhamento escolar.

Encerramos 2020 com muita gratidão, pois, em dezembro, realizamos a “Campanha de Natal” e fomos contemplados, mais uma vez, com a fidelidade de nossos associados e também com o engajamento de novos colaboradores, que doaram valores, alimentos, e produtos. E, com esse espírito de solidariedade dos envolvidos, nossos assistidos tiveram um “Natal” recheado com: cestas básicas, panetones, guloseimas, chesteres e presentes.

Foi um ano desafiador, mas graças ao empenho dos doadores, da diretoria e dos profissionais que atuam na instituição, conseguimos alcançar o objetivo de amparar aos nossos assistidos.

Patos de Minas – MG, 31 de Março de 2021. Mirian Gontijo Moreira da Costa − PRESIDENTE

* 1: Localizado na Rua Vereador João Pacheco, n.º 944, Bairro Várzea.

* Fonte: Edição de 22 de maio de 2021 do Jornal Folha Patense.

* Foto: Google Earth.

Compartilhe