SUFOCO NO ESTÁDIO ZAMA MACIEL EM 1960

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Domingo de um sol radiante, três horas da tarde, dia 26 de junho de 1960. No campo do Estádio Zama Maciel, a Veterana Azul comandada pelo técnico Xisto enfrenta a Associação Bancária de Monte Carmelo pelo campeonato do Alto Paranaíba com os jogadores Adelfo, Barreto, Bill, Castrinho, Fernando Dannemann, Garrincha, Manezinho Mendonça, Vadinho, Vado, Zé Miguel e Ziza¹.

Jogo duríssimo que estava exigindo muito do goleiro Bill, fazendo ótimas defesas, até que o adversário fez o primeiro gol. Poucos minutos depois, numa triangulação entre Vadinho, Vado e Ziza, após um lançamento longo e preciso do zagueiro Fernando Dannemann, Manezinho Mendonça empatou o jogo para alívio dos torcedores. E no finalzinho do primeiro tempo veio a euforia quando Garricha virou o placar.

No segundo tempo a Associação Bancária partiu pra cima da URT em busca do empate. Na rudimentar arquibancada, torcedores do Trovão Azul demonstravam apreensão:

– Se não fosse o Fernandão eles já tinham empatado e quiçá virado o placar.

– Ô Garrincha, cadê você?

– E o Adelfo, que tanto conversa com o Barreto?

– Ô Xisto, tá na hora de mexer, cadê o Tonho da Nena e o Nonó?

– Ô Vado, vâmu Vado, mais garra.

– Beleza Bill, você está nos salvando.

É que o Bill fez três defesas seguidas de arrepiar, até que já lá pros 40 minutos, um jogador da Associação Bancária percebeu o nosso goleiro adiantado e mandou uma bola traiçoeira. O Bill foi retrocedendo de olho na trajetória da bola e na linha do gol tentou segurá-la, mas… se enroscou com a dita e o resultado foi um frangaço danado de ruim. Jogo empatado. Nisso, aquele torcedor que havia elogiado as defesas do Bill tentou defendê-lo:

– Que azar, foi o sol que ofuscou suas vistas.

O do lado mandou na bucha:

– Que nada, foi o atacante deles.

Felizmente, já nos acréscimos, numa espetacular jogada do ponta-direita Garrincha, ele cruzou a bola na área e no bate-rebate Manezinho Mendonça decretou a vitória da URT por três a dois. O Bill? Ora, fez tantas defesas que ninguém mais se lembra do frango!

* 1: Veja a foto em “URT 3 x 2 Associação Bancária (Monte Carmelo) − 26/06/1960”.

* Fontes: Fernando Kitzinger Dannemann e José Miguel Barbosa (Zé Miguel/Zé Pequeno).

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 02/02/2013 com o título “Avenida Paracatu na Década de 1920”.

Compartilhe